O açougue é extremamente relevante para o seu supermercado. É cada vez mais expressivo o número de consumidores que vai ao supermercado para comprar carne pelo atendimento, qualidade e variedade oferecidos. Em média, esse setor representa 20% das vendas totais e, para conseguir aprimorá-lo, é preciso focar em um treinamento competente da equipe de açougueiros e da direção da empresa.
A localização clássica do açougue, desde sua criação na década de 50 no Brasil, é nos fundos da loja, pois apresenta algumas vantagens significativas. A facilidade de abastecimento, com câmeras frigoríficas nos fundos, é a primeira delas. Os açougueiros também têm uma visão ampla de toda a área de vendas do supermercado e, com essa localização, os balcões refrigerados são instalados com mais facilidade. Por fim, há o benefício de aumento da circulação dos clientes pela loja, já que devem passar por diversos corredores até chegar à parte de açougue e, assim, podem comprar outros produtos por impulso.
Outra questão fundamental é o cuidado ao expor a carne. Os balcões e frigoríficos devem estar limpos e nas temperaturas recomendadas de 0°C a 2°C para balcões abertos e de 2°C a 4°C para os fechados. A boa exposição da carne é decisiva, de modo que o cliente se sente atraído e compra o produto. Carnes pré-embaladas também exigem atenção. O número de consumidores que as adquirem é cada vez maior. As vendas têm chance de aumentar com atitudes práticas, treinamentos para funcionários e investimentos na compra de balcões refrigerados abertos para exposição.
O açougueiro tem a responsabilidade de exercer sua função com prazer, servindo bem a todos as pessoas. Conhecer e incrementar novos cortes de carne – evitando o desperdício e a falta de habilidade no manuseio – são iniciativas que qualificam e melhoram o atendimento. Funcionários com gripe ou com cortes nas mãos devem ser afastados até sua recuperação, a fim de que não se tenham consequências negativas para o estabelecimento.
Ademais, algumas dicas na estrutura do açougue devem ser consideradas: os balcões precisam de boa iluminação, deve-se evitar o vazamento de água no piso em frente aos balcões e a presença de moscas, não pode ser usado papelão no piso, as mesas, moedores, facas, fatiadores de bifes, serra, balança, piso e parede têm de ser higienizados e é recomendada a utilização de embalagens plásticas transparentes em bobinas no lugar de sacolas (que custam 3x mais ) para embalar os produtos do açougue.
Comments