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Como abrir um Supermercado com qualidade e lucro - Minimercado, Mercadinho, Mercado e Empório

Atualizado: 30 de out. de 2023

O diretor da Expo Supermercados, Clóvis Polese, discutiu vários fatores fundamentais para o sucesso de supermercados - veja o vídeo. Ele destacou a importância de manter as coisas simples, práticas e adequadas tanto para os supermercadista quanto para os consumidores.

acougue padaria supermercado
Alguns dos pontos-chave abordados por Clóvis Polese incluem:
  1. Bom atendimento e limpeza.

  2. Variedade de produtos com qualidade.

  3. Boa exposição dos produtos nas gôndolas.

  4. Preços visíveis e legíveis.

  5. Proximidade com os consumidores, especialmente em lojas de bairro.

  6. Foco nos produtos perecíveis, como açougue, padaria, laticínios e hortifruti, que representam uma parte significativa das vendas.

  7. A importância de conhecer o público e o perfil do cliente.

  8. Consideração da localização do supermercado e da concorrência.

  9. Visitas técnicas a outros supermercados para aprender com os melhores.

  10. A necessidade de treinamento e desenvolvimento da equipe de colaboradores.

  11. Valorização dos fornecedores e da negociação com eles.

Veja o vídeo na íntegra de como iniciar e administrar um negócio de sucesso em Minimercados, Mercadinhos, Mercados e Supermercados
O sucesso de um supermercado está ligado a vários fatores, incluindo:
  • Atendimento ao cliente: Um bom atendimento é essencial. Isso inclui ser gentil e atencioso com os clientes.

  • Limpeza: A loja deve estar sempre limpa.

  • Variedade de produtos: Os supermercados devem oferecer uma ampla variedade de produtos de qualidade.

  • Exposição dos produtos: Os produtos devem ser bem expostos nas gôndolas, com preços visíveis e legíveis.

  • Localização: A localização do supermercado é importante. Supermercados de bairro devem estar próximos dos consumidores.

arrumando o balcao refrigerado acougue supermercado

Além disso, é importante que o supermercadista conheça seu público e entenda o perfil e o potencial econômico de seus clientes. A concorrência também deve ser levada em consideração, e visitar outras lojas e supermercados pode ser uma boa estratégia para entender o que está funcionando no mercado.


Os supermercados de bairro se diferenciam principalmente pelos produtos perecíveis, como açougue, padaria, fiambreria, laticínios e hortifrutigranjeiros. Esses cinco setores representam cerca de 60% a 70% das vendas em supermercados de bairro.


Por fim, a compra é um ponto fundamental. O supermercadista deve ter cuidado ao escolher os produtos que serão vendidos na loja, levando em consideração o que o cliente quer comprar. O cliente é o rei e decide onde vai fazer suas compras. Portanto, é essencial que ele se sinta satisfeito com o supermercado.


palestra clovis polese

Clóvis Polese, do CTDE - Centro de Treinamento para Supermercados, também enfatizou que a compra no supermercado deve ser uma experiência agradável para o consumidor, que muitas vezes escolhe onde fazer suas compras com base no atendimento e no relacionamento com os funcionários. Além disso, ele abordou questões como filas de espera, falta de troco e estacionamento seguro, destacando a importância de resolver esses problemas para manter a satisfação do cliente.


No encerramento, o diretor agradeceu a presença de todos os participantes da feira e ressaltou a importância do evento Expo Supermercados para o setor de supermercados.



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