top of page

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias do setor supermercadista:

Instagram - Facebook - YouTube - Linkedin - Google News

Como os supermercados regionais estão competindo com grandes redes de supermercados

A consolidação, alimentada por uma onda de tecnologia, produziu mega players que definiram o tom da indústria de supermercados. A Amazon e a Peapod* estão invadindo o mercado on-line, os players europeus estão encurralando o mercado de produtos de marca própria e o Walmart, que deve metade de suas vendas para o mercado, criou uma concorrência sem precedentes. Isso beneficiou os consumidores, mas dizimou as mercearias regionais e locais. * Peapod Online Grocer, LLC é um serviço de entrega de compras online da América. A empresa está sediada em Chicago, Illinois, e opera em várias cidades dos EUA.


No entanto, ainda há lugar para as regionais - se elas tomarem as medidas certas para serem competitivas. Enquanto grandes supermercadistas criaram experiências de loja replicáveis ​​que atraem as massas, as redes locais podem oferecer experiências hiper-personalizadas de uma maneira que as grandes redes de varejo não conseguiram.



Ao encontrar um nicho, vimos os players regionais prosperarem, apesar da invasão de redes maiores em casa e no exterior. Para ter sucesso em sua própria localidade, considere como sua loja pode se destacar de uma caixa grande de baixo preço.





SELEÇÃO

As regionais têm a vantagem de poder se concentrar em uma parte menor do país, o que significa que podem usar seus conhecimentos pessoais para criar uma pequena seleção das opções alimentares corretas em vez de uma seleção que se encaixa na maioria do país. Aqui, mais do que qualquer estratégia de nicho, é onde prevalecem as lojas de middle market.


Em nossa nação cada vez mais diversificada, lojas regionais podem oferecer uma seleção hiper-adaptada que inclui produtos de nicho e produtos, dando uma sensação de gosto de casa que não pode ser paralela no corredor global de uma grande caixa destinada a atrair pessoas de todo o mundo. mundo.


Vimos lojas que vendem produtos exclusivos, como shitakes de orquídeas secas, mamey frescas ou cozinhas regionais da Ásia, América Latina e Europa, que combatem com facilidade o "efeito Walmart".


Para ver isso em ação, veja o Supermercado Sedano, na Flórida, e os Supermercados Vallarta, na Califórnia. Essas cadeias, atualmente com 34 e 50 lojas, respectivamente, são especializadas em autênticos alimentos e ingredientes hispânicos, atraindo as crescentes populações latinas da região. Por exemplo, Vallarta tem uma taqueria in-house para jantar ou para viagem, e detém um evento gratuito de assar chiles da Hatch nas lojas. Usando esse método, ele conseguiu se expandir rapidamente e gerar um crescimento de receita de dois dígitos.



CONVENIÊNCIA

Embora a seleção seja provavelmente a melhor maneira de um varejista regional desenvolver um nicho, ela não é a única.


As gerações mais jovens - que valorizam seu tempo e experiências acima do branding - muitas vezes não estão satisfeitas com o compromisso de tempo necessário para fazer compras em um supermercado tradicional.

Sim, as caixas grandes fizeram avanços para resolver esse problema com itens como opções de autoverificação e on-line. No entanto, o primeiro ainda exige a passagem por uma grande loja “one-stop shop”, e não vemos o desejo de compras de última hora na loja para qualquer lugar. De qualquer forma, os horários ocupados da geração mais jovem e a mentalidade de viver no momento significam que é mais provável que ela valorize as compras na última hora na loja do que a geração anterior - se conseguir entrar e sair rapidamente.


Temos visto mercearias regionais atraindo compradores pressionados pelo tempo com lojas menores e menos seleções, depois de anos de conhecimento convencional de que os clientes sempre querem opções. Se competir ativamente contra um varejista maior, os supermercados devem concentrar seu marketing em uma proposta de valor rápida e fácil.


As lojas de nicho também podem ganhar na frente do tempo, concentrando-se em conveniência comendo, oferecendo uma maior seleção de alimentos que já estão preparados ou têm um esforço mínimo para servir.


A Di Bruno Brothers, uma cadeia de cinco lojas de varejo de alta qualidade na Filadélfia, fez isso com cores vitoriosas. Ao navegar por uma de suas lojas, você encontra queijos especiais, charcutaria e azeites, além de alimentos preparados, como frango recheado com lagosta e espinafre e arancini de abóbora. É servido a sua selecção para o tipo de pessoa que quer comida excelente, mas está mais interessado em compartilhar esse alimento com os outros do que em passar muito tempo na cozinha preparando-o.



LOCALIZAÇÃO

Embora a consolidação de mercearias tenha ocorrido em todo o país, ela não foi tão uniforme. A consolidação concentrou-se em áreas urbanas com alta densidade populacional. Isso deixa uma abertura para atender mercados menores ou menos densos.


A Weis Markets fez isso com sucesso na região central da Pensilvânia. Usando uma estratégia de mercado pequeno, conseguiu expandir-se para estados adjacentes e atender melhor ao seu mercado doméstico, abrindo notavelmente um local emblemático que possui uma farmácia e um café de cerveja drive-thru.


É inevitável, no entanto, que o Big Grocery chegue a essas áreas menos atendidas - seja fisicamente ou por meio de opções on-line expandidas -, prejudicando uma mercearia regional em quase todos os casos. Sabendo disso, é fundamental implementar outra estratégia de nicho ou reconsiderar os tipos de produtos vendidos.


Claro, mesmo com um nicho definido, ainda há desafios. As regionais devem gerenciar bem seus estoques e liquidez, enquanto continuam investindo em novas tendências e em atraentes experiências de compra. Eles têm que trabalhar duro para combater as pressões da consolidação de fornecedores. E os preços baixos dos grandes varejistas continuarão pressionando a todos.


No entanto, para aqueles com um forte controle sobre esses fatores, não há um ponto mais brilhante no varejo.



Fonte: https://progressivegrocer.com/how-regional-grocers-are-competing-big-boxes


Comments


congresso 2025.jpeg

FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
08 a 10 Abril 2025 - São Paulo

Venda Congresso.png
Congresso para Supermercados de Bairro
Venda Açougue.png
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page