Apesar dos desafios enfrentados pelos consumidores, muitos estão dispostos a pagar mais por proteínas premium que atendem às suas expectativas de gosto e estilo de vida.
De acordo com o estudo “Power of Meat” de 2023, publicado pela FMI – The Food Industry Association e pelo North American Meat Institute (NAMI), embora a influência esteja impulsionando muitas decisões no caso da carne, outros fatores também são considerados pelos consumidores ao comprar carne e aves, incluindo saúde, bem-estar animal, planeta e responsabilidade social.
Dentro das categorias mais amplas de proteínas, alguns atributos estão saindo bem e refletem a tendência dos compradores por ofertas premium. Por exemplo, aspectos da vida, alimentação e cuidados dos animais são citados por quatro em cada 10 compradores de carne como parte de suas considerações de bem-estar animal. Mais da metade (58%) dos consumidores afirmam que seria útil ter algum tipo de classificação ou certificação de bem-estar animal para a carne que compram.
Marcas e fornecedores de carne com alegações de fornecimento enfatizam esse tipo de proposta de valor. Os cuidados com os animais se estendem a muitos aspectos da produção, incluindo a ração. Os compradores de carne de hoje estão aprendendo mais sobre ração animal e como isso afeta a qualidade alimentar, nutrição e sustentabilidade. A carne produzida a pasto, por exemplo, continua a crescer em popularidade.
Além das considerações centradas no animal, a sustentabilidade tornou-se um ponto de venda para produtos de proteína considerados premium. Muitas empresas de carne estão apostando em diferentes aspectos da sustentabilidade, incluindo o uso de recursos para produção, processamento e embalagem. Algumas marcas estão aumentando a aposta quando se trata de alegações de sustentabilidade.
A narrativa tornou-se quase tão importante quanto o próprio item. A embalagem é um método crucial de fornecer informações, especialmente com o avanço das tecnologias de embalagens inteligentes, como os QR-Code 2D. Frigoríficos e marcas também estão usando uma série de sites e plataformas de mídia social para compartilhar porque produtos com preços mais altos valem o aumento de preço.
Como os fornecedores de carne se concentram em contar histórias, os supermercados também podem compartilhar essas histórias em suas lojas físicas e online. Além de educar a equipe do departamento de carnes sobre as características dos produtos premium, os supermercadistas podem aproveitar os materiais de ponto de venda que ligam os compradores aos agricultores e pecuaristas.
Fonte: Power of Meat de 2023, publicado pela FMI – The Food Industry Association e pelo North American Meat Institute (NAMI)
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