O GPA, em busca de reduzir seu endividamento, adotou uma estratégia focada no segmento de proximidade. A empresa abriu 49 lojas nos primeiros nove meses de 2023, das quais 45 são minimercados, incluindo 40 da bandeira Minuto Pão de Açúcar e cinco Mini Extra. Essas lojas alcançaram níveis rentáveis de venda no primeiro ano, muito antes do previsto, segundo o CEO Marcelo Pimentel durante entrevista ao programa “Por Dentro dos Resultados” do InfoMoney - veja o vídeo na íntegra . O GPA considera o modelo de proximidade como a área com mais oportunidades de crescimento, devido a custos operacionais e de expansão mais baixos em comparação com supermercados convencionais. A empresa também registrou um ganho significativo de market share no segmento de proximidade no terceiro trimestre, principalmente na região de São Paulo, onde a estrutura logística já está consolidada.
Apesar da concorrência agressiva, especialmente da expansão da rede Oxxo, o GPA não demonstrou receio e continuará a abrir lojas no formato de proximidade, mantendo uma proposta de valor distinta. Pimentel enfatiza que seus minimercados atendem a clientes que já compram nos supermercados da empresa, oferecendo uma proposta de reposição de produtos. O GPA pretende expandir esse modelo para novos bairros em São Paulo e, em seguida, para outras cidades onde a marca possui uma forte presença.
Além disso, o GPA está focado na redução de sua alavancagem, direcionando recursos obtidos com a venda de ativos não estratégicos para a redução da dívida líquida. Isso inclui a venda de propriedades e sua participação na colombiana Êxito. O GPA também adota um comitê de expansão para garantir um crescimento equilibrado e evitar expansões excessivas, priorizando a qualidade em vez do volume. Essa abordagem visa proteger a estrutura de capital da empresa e garantir o sucesso a longo prazo.
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