A carne cultivada em laboratório, também conhecida como carne cultivada ou carne celular, é um tipo de carne produzida através do cultivo de células animais em laboratório, sem a necessidade de criar ou abater animais. Os cientistas afirmam que é essencialmente a mesma coisa que a carne tradicional em termos de sabor e textura, mas com a remoção do animal da equação.
O primeiro hambúrguer cultivado em laboratório foi apresentado em Londres em 2013, marcando o início de uma indústria que cresceu rapidamente desde então. O que antes parecia ser ficção científica agora se tornou um setor multimilionário e é considerado por alguns como o alimento do futuro.
Recentemente, os moradores de São Francisco e Washington, D.C. nos Estados Unidos se tornaram os primeiros do país e do mundo a experimentar carne produzida em laboratório. Em junho, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) aprovou a produção e venda de carne de frango por duas empresas, a Upside Foods e a Good Meat, que começarão suas parcerias com restaurantes locais. O objetivo final é disponibilizar carnes cultivadas em laboratório em supermercados e restaurantes.
Essa decisão torna os Estados Unidos o segundo país, após Cingapura, a legalizar a comercialização de carne cultivada. Isso representa um impulso significativo para um setor que há apenas uma década era considerado pura ficção científica. Atualmente, mais de 150 empresas estão desenvolvendo essa tecnologia, com um investimento de 896 milhões de dólares apenas em 2022.
Fonte: National Geographic|
ความคิดเห็น