Ambev além da cerveja: Estratégia Beyond Beer conquista mercado e diversifica portfólio para atender a Geração Z
- Fabiano Polese

- 27 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

A Ambev, cervejaria dona de marcas como Brahma, Skol, Corona e Stella Artois e tradicional patrocinadora da Expo Supermercados - Feira de Negócios, Experiências e inovações, está implementando uma estratégia para diversificar seu portfólio e ir além do universo da cerveja. A percepção da empresa é que, embora o consumo de cerveja esteja em ascensão no Brasil, são os drinks prontos, especialmente os mais doces, que apresentam um crescimento mais significativo. Essa mudança de cenário é impulsionada pelas transformações nos hábitos de consumo da Geração Z, que está se tornando cada vez mais influente no mercado.

Sob a liderança de Daniella Cachich, que ingressou na Ambev em 2021 vinda da Pepsico, a empresa criou a unidade Beyond Beer, uma iniciativa para abranger todas as bebidas que vão além da cerveja. A Ambev agora se vê como uma plataforma que integra diversas bebidas, inovação e serviços. Exemplos tangíveis dessa abordagem incluem o Zé Delivery, um aplicativo de entrega direta ao consumidor, e o BEES, um marketplace que oferece desde bebidas até alimentos de marcas parceiras para proprietários de bares e restaurantes.
Além de marcas conhecidas como Mike's e Beats, a Beyond Beer também abrange vinhos, representados pela bodega argentina Dante Robino, e não alcoólicos (NAB), como Guaraná Antarctica, Pepsi e Gatorade. A estratégia por trás dessa abordagem é acelerar o cronograma de inovações, permitindo que a empresa tenha "bebidas para todas as ocasiões de consumo", de acordo com Cachich.

O foco em diversificação tem sido evidente nos lançamentos da Ambev, destacando-se a criação de novos sabores de Beats a cada final de ano, visando eventos importantes, como o Carnaval. O Beats Tropical, uma mistura de gim com frutas tropicais, é o sabor escolhido para este ano, seguindo uma tendência de demanda por mais sabores, especialmente entre os consumidores da geração Z.
Embora os números específicos da divisão Beyond Beer no Brasil não sejam divulgados, a estratégia está começando a se refletir nos resultados financeiros. Cerca de 20% da receita da Ambev agora provém de produtos que não faziam parte do portfólio há apenas dois anos. A Beyond Beer, apesar de ainda representar uma parcela modesta, registrou um crescimento de um dígito médio no terceiro trimestre, contribuindo com cerca de 3% da receita total da controladora AB InBev, que atingiu US$ 15,6 bilhões nesse período. Esses resultados indicam que a Ambev está no caminho certo para consolidar sua posição como uma empresa diversificada de bebidas, atendendo às demandas dinâmicas do mercado contemporâneo.
Fonte: Exame













Comentários