A Nestlé foi eleita a marca de alimentos mais valiosa do mundo no relatório "Food & Drink 2023" da Brand Finance. A empresa suíça manteve consistentemente o primeiro lugar desde 2015, devido à força da marca, receita e taxas de royalties. O valor da marca Nestlé cresceu 8%, atingindo US$ 22,4 bilhões, impulsionado pelo crescimento das vendas em várias marcas e inovações em produtos à base de plantas. O desempenho do negócio de café da Nestlé também foi destacado, com alto crescimento de vendas orgânicas.
A estratégia da Nestlé incluiu o programa de racionalização de estoque Project Tasty, que eliminou produtos de baixo desempenho. Além disso, a empresa expandiu sua aliança global de café com a Starbucks e viu a marca Nespresso crescer 208%.
Após a Nestlé, a marca de alimentos mais valiosa é a Yili, um produtor chinês de laticínios, com um aumento de 17% no valor da marca. A categoria de snacks também teve um crescimento significativo, com quatro marcas da Frito-Lay (uma unidade da PepsiCo) no topo, incluindo Lay's, que é a terceira marca de alimentos mais valiosa. Entre as marcas de bebidas não alcoólicas, a Coca-Cola lidera, apesar de uma diminuição de 5% no valor da marca, mantendo sua vantagem sobre a PepsiCo.
As 10 marcas de alimentos mais valiosas do mundo
Posição | Empresa | Valor em US$ bilhões |
1º | Nestlé | 22.427 |
2º | Yili | 12.405 |
3º | Lay's | 11.056 |
4º | Danone | 8.942 |
5º | Tyson | 8.722 |
6º | Kellogg's | 7.281 |
7º | Quaker | 7.084 |
8º | Haitian | 6.235 |
9º | Mengniu | 6.095 |
10º | Wrigley | 5.602 |
Fonte: Brand Finance 2023
Comments