Asun aposta em tecnologia e experiência humanizada para fortalecer o e-commerce
- Fabiano Polese
- há 56 minutos
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Supermercado gaúcho investe em plataforma própria e integra logística inteligente com atendimento próximo ao cliente
Fazer compras de supermercado pela internet já virou rotina para três em cada quatro brasileiros, segundo estudo da empresa Opinion Box em parceria com o E-Commerce Brasil. E o Grupo Asun, rede gaúcha com mais de 60 anos de história e com 40 unidades no Rio Grande do Sul, tem acompanhado de perto esse movimento. Lançado em 2020, o Asun Online surgiu como resposta ao aumento da demanda durante a pandemia, mas foi além: tornou-se um canal estratégico de relacionamento com os consumidores, com foco em conveniência, tecnologia e atendimento humanizado.
"A confiança que construímos ao longo dos anos nos permitiu estruturar um canal de vendas próprio, com boa aceitação do público", afirma Julio Moreira, supervisor de e-commerce do Grupo Asun. Antes do lançamento da plataforma própria, o grupo já operava via aplicativos de terceiros. Mas o desejo de entregar uma experiência mais personalizada motivou o investimento em um sistema próprio de compras.

Hoje, o Asun Online está presente em todas as cidades onde há unidades da rede — e isso já é um diferencial em relação à concorrência, muitas vezes restrita à capital ou região metropolitana. A variedade disponível no site é praticamente a mesma das lojas físicas, e o atendimento é pensado para manter o padrão de acolhimento que caracteriza a rede. “Quando há uma dúvida em relação ao pedido, um profissional entra em contato, muitas vezes indicando outros produtos caso algum item esteja em falta”, explica Julio.
Com equipes dedicadas nas lojas, a operação envolve tecnologia e organização. Os colaboradores usam um aplicativo para escanear e validar os produtos, fazem uma segunda conferência no sistema da loja e embalam os itens conforme sua categoria. A entrega pode ser feita por motoristas terceirizados ou veículos próprios, dependendo da filial. Já o cliente pode optar entre agendar uma entrega, fazer a retirada em loja ou receber a compra com mais rapidez.
O perfil de quem compra online é majoritariamente feminino (59%) e está na faixa etária entre 25 e 34 anos. Além da conveniência, pesam também os benefícios exclusivos, como promoções especiais, possibilidade de frete grátis e programação da entrega no horário mais flexível para o consumidor. Os clientes online participam automaticamente do Clube Asun, aproveitando todos os benefícios disponíveis.
Os clientes também são convidados a avaliar a experiência após cada pedido. “Recebemos feedbacks constantes, que nos ajudam a ajustar processos e melhorar a jornada de compra”, pontua Julio.
Inovação contínua
Com o objetivo de aperfeiçoar a experiência digital, o Asun tem investido em melhorias constantes na plataforma. Entre as mais recentes, estão o novo layout do site, filtros de busca aprimorados, marcação de produtos com TAGs visuais, ampliação dos meios de pagamento (incluindo vouchers de alimentação como Ticket e VR) e integração com a Uber Direct, que vem otimizando as entregas em algumas regiões.
“Estamos com um projeto em andamento que irá melhorar ainda mais a experiência do usuário e trazer mais agilidade à separação e entrega”, antecipa Julio.