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Capacitação de colaboradores em supermercados: a implementação dos POPs na rotina operacional

Capacitação de colaboradores: Um Diferencial Competitivo


Investir em capacitação não só atende às legislações trabalhistas e sanitárias, mas também agrega um diferencial competitivo ao negócio. Quando o colaborador entende a importância de suas atividades para o sucesso da empresa e para seu crescimento pessoal, ele se sente uma parte importante do processo e passa a desempenhar suas funções com mais comprometimento.


Aqui estão alguns pontos que reforçam a importância do treinamento de funcionários:

Satisfação dos Clientes

A qualidade no atendimento ao cliente é a base para o sucesso do empreendimento, cliente insatisfeito não volta! Colaboradores bem treinados estão mais capacitados para oferecer um atendimento ágil e eficiente. A fidelização do cliente acontece quando ele encontra preços justos, um ambiente limpo e organizado, e um atendimento cortês. Estabelecer um cronograma de treinamentos, além de garantir a excelência no atendimento, assegura o cumprimento da RDC 216/04 (ANVISA), que exige treinamentos periódicos para os manipuladores de alimentos.


Redução de Custos

Capacitar os colaboradores para manipularem corretamente os produtos, especialmente os perecíveis, ajuda a minimizar desperdícios e perdas. Conscientizar os colaboradores sobre os riscos da contaminação cruzada, a importância do controle de temperatura dos alimentos e o correto manuseio de cada produto, além de reduzir perdas, reduz os riscos de intoxicação alimentar, principalmente nos setores de padaria e açougue. Colaboradores bem treinados entendem a importância do manuseio adequado das mercadorias, o que, além de reduzir custos, previne surpresas indesejadas com os órgãos fiscalizadores, como notificações, multas e interdições.


Padronização de Processos

De nada adianta o estabelecimento oferecer um excelente produto ou serviço esta semana e, quando o cliente voltar, não encontrar a mesma qualidade. Treinamentos periódicos garantem que todos os funcionários executem suas funções de acordo com os procedimentos estabelecidos nos POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados), Fichas Técnicas e Instruções de Trabalho. Isso evita erros operacionais, garantindo que o padrão de qualidade dos produtos e serviços se mantenha, para que o cliente encontre sempre a mesma excelência ao retornar.


Investir em capacitação de colaboradores melhora o ambiente de trabalho, aumenta a motivação da equipe e é essencial para a redução de custos. Supermercados que investem em treinamento se destacam por oferecer aos seus clientes melhores preços e serviços.


Entre em contato para saber mais sobre como estabelecer um programa de treinamentos e garanta que o seu estabelecimento esteja em conformidade com a legislação e se destaque pela qualidade e segurança dos produtos comercializados.


Adnutri Consultoria

Marta Tomaz

(51) 99114-4660

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