top of page

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias do setor supermercadista:

Instagram - Facebook - YouTube - Linkedin - Google News

Clóvis Polese palestrou no Workshop Açougue de Primeira na Expo Supermercados de 2023 em São Paulo

Atualizado: 14 de mai.

Clóvis Polese, diretor do CTDE - Centro de Treinamento, falou no Workshop "Açougue de Primeira" durante a Expo Supermercados. Em sua palestra, Polese enfatizou a importância do departamento de carne na manutenção e crescimento do negócio no mercado altamente competitivo de hoje.

De acordo com pesquisas do CTDE em supermercados de bairro, em média, o departamento de carne representa 20% das vendas totais. No entanto, pode chegar a 28% com a devida atenção e espaço. Polese, que tem 16 anos de experiência como proprietário de supermercado, enfatizou que o departamento de carne faz toda a diferença.



Polese observou que os consumidores tendem a comprar carne em supermercados perto de suas casas devido à proximidade, relacionamento e confiança entre os clientes e açougueiros. Bom atendimento ao cliente, incluindo um sorriso e cumprimento, é essencial para ganhar e reter clientes. Clientes satisfeitos compram mais.


Polese também enfatizou a importância de manter um departamento de carne limpo. A limpeza deve ser feita imediatamente após o atendimento, usando produtos apropriados e embalagens econômicas. Os preços devem ser justos, e promoções diárias ou semanais com produtos de alta qualidade são recomendadas.


Com relação aos fornecedores, Polese recomendou ter mais de um fornecedor de carne de melhor qualidade, com boa reputação e tradição. A carne deve ser recebida pelo açougueiro ou pelo gerente da loja, com atenção próxima ao peso, preço acordado, qualidade e temperatura (abaixo de 7 graus Celsius).



Em termos de localização, o melhor lugar para o departamento de carne é no fundo da loja, perto de expositores e áreas de armazenamento refrigeradas. Os açougueiros e funcionários devem estar prontos para atender aos clientes e observar o movimento da loja. Os clientes devem passar por vários corredores antes de chegar ao departamento de carne, aumentando as chances de compra por impulso.

Polese enfatizou que o bom atendimento é fundamental e faz toda a diferença. É essencial evitar filas longas, pois as pessoas estão cada vez mais com pressa e 18-20% das pessoas desistem de comprar no departamento de carne devido a longas esperas. A equipe deve ser unida e integrada, comprometida com o atendimento e as vendas.


Por fim, Polese observou que as reclamações mais comuns dos clientes incluem mau atendimento, longas esperas, maus odores, uniformes sujos, carne velha, expositores vazios, vendas agressivas e sendo enganados pelo açougueiro. Ele recomendou manter os expositores refrigerados limpos e em boas condições, com uma variedade de carne fresca e de alta qualidade em oferta.


No geral, a palestra de Polese destacou a importância de um bom atendimento ao cliente, limpeza, carne de alta qualidade, preços justos e variedade para um departamento de carne de sucesso em um supermercado.



Conheça o CTDE - Centro de Treinamento para Supermercados:



Comments


banner-dna-work (2).png

FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
08 a 10 Abril 2025 - São Paulo

Venda Congresso.png
Congresso para Supermercados de Bairro
Venda Açougue.png
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page