top of page
Banner Congresso_edited.jpg
patrocinadores 20 10 2025.jpg

Obrigado por ler este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e fale conosco em nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Clóvis Polese palestrou no Workshop Açougue de Primeira na Expo Supermercados de 2023 em São Paulo

Atualizado: 14 de mai. de 2024

Clóvis Polese, diretor do CTDE - Centro de Treinamento, falou no Workshop "Açougue de Primeira" durante a Expo Supermercados. Em sua palestra, Polese enfatizou a importância do departamento de carne na manutenção e crescimento do negócio no mercado altamente competitivo de hoje.
ree

De acordo com pesquisas do CTDE em supermercados de bairro, em média, o departamento de carne representa 20% das vendas totais. No entanto, pode chegar a 28% com a devida atenção e espaço. Polese, que tem 16 anos de experiência como proprietário de supermercado, enfatizou que o departamento de carne faz toda a diferença.



Polese observou que os consumidores tendem a comprar carne em supermercados perto de suas casas devido à proximidade, relacionamento e confiança entre os clientes e açougueiros. Bom atendimento ao cliente, incluindo um sorriso e cumprimento, é essencial para ganhar e reter clientes. Clientes satisfeitos compram mais.


Polese também enfatizou a importância de manter um departamento de carne limpo. A limpeza deve ser feita imediatamente após o atendimento, usando produtos apropriados e embalagens econômicas. Os preços devem ser justos, e promoções diárias ou semanais com produtos de alta qualidade são recomendadas.


ree

Com relação aos fornecedores, Polese recomendou ter mais de um fornecedor de carne de melhor qualidade, com boa reputação e tradição. A carne deve ser recebida pelo açougueiro ou pelo gerente da loja, com atenção próxima ao peso, preço acordado, qualidade e temperatura (abaixo de 7 graus Celsius).



Em termos de localização, o melhor lugar para o departamento de carne é no fundo da loja, perto de expositores e áreas de armazenamento refrigeradas. Os açougueiros e funcionários devem estar prontos para atender aos clientes e observar o movimento da loja. Os clientes devem passar por vários corredores antes de chegar ao departamento de carne, aumentando as chances de compra por impulso.

ree

Polese enfatizou que o bom atendimento é fundamental e faz toda a diferença. É essencial evitar filas longas, pois as pessoas estão cada vez mais com pressa e 18-20% das pessoas desistem de comprar no departamento de carne devido a longas esperas. A equipe deve ser unida e integrada, comprometida com o atendimento e as vendas.


Por fim, Polese observou que as reclamações mais comuns dos clientes incluem mau atendimento, longas esperas, maus odores, uniformes sujos, carne velha, expositores vazios, vendas agressivas e sendo enganados pelo açougueiro. Ele recomendou manter os expositores refrigerados limpos e em boas condições, com uma variedade de carne fresca e de alta qualidade em oferta.


No geral, a palestra de Polese destacou a importância de um bom atendimento ao cliente, limpeza, carne de alta qualidade, preços justos e variedade para um departamento de carne de sucesso em um supermercado.



Conheça o CTDE - Centro de Treinamento para Supermercados:



Comentários


FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
7 a 9 Abril 2026 - São Paulo

congresso 2026_edited.jpg
Congresso para Supermercados de Bairro
workshop 2026_edited.jpg
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page