top of page
Banner Congresso_edited.jpg
patrocinadores 20 10 2025.jpg

Obrigado por ler este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e fale conosco em nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Como o cross merchandising pode aumentar o ticket médio do seu supermercado

O cross merchandising é uma estratégia de marketing que consiste em expor produtos complementares ou relacionados próximos uns dos outros, com o objetivo de estimular as compras adicionais. Em supermercados, essa estratégia pode ser aplicada de diversas formas, com o objetivo de aumentar o ticket médio e as vendas.


cross merchandising em supermercado
Cross merchandising em supermercado
Para fazer corretamente cross merchandising em supermercado, é importante seguir algumas dicas:

Defina as melhores combinações de produtos: O primeiro passo é identificar quais produtos são complementares ou relacionados. Por exemplo, massas e molhos, carnes e temperos, refrigerantes e salgadinhos.

Exiba os produtos na altura dos olhos: Os produtos expostos na altura dos olhos são os mais visíveis para os clientes, o que aumenta as chances de eles serem comprados.

Use sinalização para chamar a atenção: Placas, banners e outros elementos de sinalização podem ajudar a chamar a atenção dos clientes para os produtos expostos.

Atualize as promoções regularmente: As promoções são uma ótima forma de incentivar as compras adicionais. Por isso, é importante atualizar as promoções regularmente para manter os clientes interessados.



Aqui estão alguns exemplos de cross merchandising que podem ser aplicados em supermercados:

Exposição de produtos próximos: Um exemplo simples é expor massas e molhos próximos uns dos outros. Quando o cliente vai comprar massa, ele pode se lembrar de que precisa de molho.

Exposição de produtos por ocasião: Em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, é comum que os supermercados exponham produtos relacionados à ocasião. Por exemplo, no Natal, é comum encontrar produtos como panetone, chocotones e biscoitos natalinos expostos próximos uns dos outros.

Exposição de produtos em ilha temática: Ilhas temáticas são uma ótima forma de chamar a atenção dos clientes para produtos específicos. Por exemplo, um supermercado pode criar uma ilha temática de churrasco, com produtos como carvão, churrasqueiras, carnes, bebidas e acompanhamentos.



Com o planejamento e a execução corretas, o cross merchandising pode ser uma estratégia muito eficaz para aumentar as vendas em supermercados.


Congresso Nacional para Supermercados de Bairro
Comprar


Visitas Técnicas em Supermercados
Comprar

Comentários


FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
7 a 9 Abril 2026 - São Paulo

congresso 2026_edited.jpg
Congresso para Supermercados de Bairro
workshop 2026_edited.jpg
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page