Orientações práticas e adequadas para serem aplicadas no dia a dia. Este curso tem o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade em atendimento deste profissional que mantêm contato direto com todos os seus clientes.
Neste curso serão abordados de maneira prática e adequada:
Origem e conceito do supermercado.
O que mais se vende em supermercado.
A importância da operadora de caixa.
Requisitos para ser operadora de caixa.
A apresentação e atitudes da operadora de caixa.
Principais funções da operadora de caixa.
Situações embaraçosas. Como lidar.
Lembre-se: A razão da existência do supermercado e do seu emprego é a satisfação total do cliente.
Resumo e dicas para Operadora de Caixa do Supermercado (checkout)
A Operadora de caixa precisa conhecer perfeitamente cada setor do supermercado: açougue, padaria/confeitaria, fiambreria, laticínios, hortifrutigranjeiros e mercearia (meio da loja) e não alimentos.
É importante também conhecer quais são os produtos com maior venda, a margem bruta, os cuidados com os produtos perecíveis. Ter conhecimento sobre a empresa, a estrutura e a organização, oportunidades para promoção e benefícios, política e procedimentos da empresa.
A venda nos supermercados, por natureza, cria uma atmosfera impessoal entre o funcionário da loja e o cliente, em grande número de produtos e centenas de clientes passando pelos checkouts sem se identificar, sem se conhecer.
Tendências indicam que isto não vai mudar. Aumentarão os espaços de venda com mais produtos e cada vez mais a distância será maior entre o cliente e os funcionários do supermercado.
A maioria dos clientes de Supermercados é composta por mulheres em mais de 80%. Elas têm certas necessidades psicológicas que devem ser consideradas. A primeira é o sentimento de sua importância, ela exige tratamento especial. Isto é verdade com todas as pessoas, mas muito mais no caso das mulheres. A operadora de caixa e o empacotador são as últimas pessoas e, na maioria dos casos, os únicos funcionários do Supermercado que entram em contato pessoal com a cliente.
A consumidora olha-os cara a cara. Conversa com eles. Discutem o tempo, problemas de crianças e dezenas de outros assuntos que podem parecer corriqueiros. Corriqueiros? Para quem? Não para ela, a cliente. Isto está preenchendo uma necessidade dela. A necessidade de ser notada, conhecida, ouvida, reconhecida e, antes de tudo, servida.
Desde que a operadora de caixa e o empacotador são as últimas pessoas a contatar com a cliente, são os vendedores de primeira linha de vanguarda. Suas personalidades e comportamento amigáveis poderão refletir na qualidade do serviço do Supermercado.
Se este serviço for excelente, exatamente como deve ser o supermercado terá uma cliente fiel, que sairá do seu itinerário normal, para comprar na sua loja. Porém, se esse serviço for deficiente, pode dizer adeus a cliente, ela tentará certamente, conhecer outro Supermercado, na próxima esquina.
Lembre-se:
O lucro da loja depende muito da eficiência da Operadora de caixa.
Sua produtividade determina o nível do serviço ao cliente.
Principais funções da Operadora de Caixa:
- Conferir o troco que lhe foi entregue para iniciar a operação do caixa.
- Colocar dinheiro separado em cada compartimento.
- Adotar rotina sugerida pela empresa no que tange ao iniciar a operação do dia.
- Saber trocar a fita e o cupom da máquina registradora.
- Avisar a chefia quando o cupom estiver com a impressão fraca ou com defeito.
- Dispor reserva de rolo de fita de papel.
- Manter o local de trabalho limpo, assim como o pano também.
- Mesmo que tenha troco em caixa, deve-se solicitar ao cliente.
- Zelar pela conservação e bom funcionamento dos equipamentos.
- Não colar avisos e lembretes na máquina registradora.
- Responsabilizar-se pelas importâncias recebidas.
- Ao término do registro dizer o valor da compra e entregar o cupom fiscal ao cliente para efetuar o pagamento.
- Verificar se as tabelas de preços, como os de hortifrúti, estão com preços atualizados
- Ao encerrar o expediente deixar a gaveta do dinheiro entre aberta e cobrir todos os equipamentos.
- Reclamações de clientes para o caixa do supermercado: O cliente sempre tem razão. Ouça atentamente e se não puder resolver chame a chefia para solucionar o problema ou anote a reclamação com nome e telefone da cliente para dar retorno, com a solução da reclamação.
- Lembre-se que o cliente ao fazer o pagamento no caixa é um momento muito delicado, é importante estar atenta.
- Faltas de produtos no supermercado: Anotar todas as faltas de produtos que o cliente não encontrou no Supermercado e entregar à chefia.
- Observar se as embalagens de carne, pães, frutas e verduras estão bem fechadas.
- Supervisionar o trabalho do empacotador.
- Entrega de Compras: Anotar todos os dados do cliente e horário para entrega das compras.
- Desvios de mercadorias: Observar se não há mercadorias na parte de baixo dos carrinhos para serem registradas. Abrir as embalagens de bebidas, panelas e outras embalagens fechadas.
- Ao final da operação, pergunte ao cliente se deseja mais alguma coisa e se encontrou tudo que queria.
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