Curso Excelência em Atender capacita equipe da Rede Maby Supermercados no CTDE
- Fabiano Polese

- 10 de jul.
- 3 min de leitura
O curso de Excelência no Atendimento tem o objetivo na melhoria da qualidade do atendimento do seu supermercado para aumentar as vendas e reduzir as despesas
O bom atendimento continua sendo um dos principais diferenciais competitivos no varejo, especialmente no setor supermercadista. Pensando nisso, a Rede Maby Supermercados investiu no desenvolvimento da sua equipe com o Curso Excelência em Atender, realizado na sede do CTDE – Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial, em Porto Alegre (RS).

O treinamento foi ministrado por Clóvis Polese, especialista com mais de 30 anos de experiência no setor, e reuniu 35 participantes da rede. Durante o curso, foram apresentadas técnicas práticas e comportamentais voltadas ao atendimento humanizado, estratégico e eficiente em supermercados para aumentar as vendas e fidelizar clientes.
Atender bem: um compromisso com o cliente
Clóvis Polese destacou que atender com excelência vai muito além de simpatia. “Cada detalhe importa: desde a aparência do colaborador até a forma como ele se comunica com o cliente, seja no balcão, no caixa ou até mesmo por WhatsApp”, ressaltou.
O curso Excelência em Atender abordou temas essenciais como:
Postura e apresentação pessoal dos colaboradores;
Comunicação eficaz e cordialidade no atendimento;
Agilidade sem perder a qualidade;
Gestão de filas e organização do espaço de atendimento;
Importância da empatia e escuta ativa;
Atenção ao atendimento digital e redes sociais;
Papel estratégico do atendimento na fidelização de clientes.
Atendimento que fideliza
Durante o curso, os participantes entenderam que a satisfação do cliente deve ser o foco principal de todo o supermercado. Um ambiente limpo, com preços visíveis, variedade de produtos e funcionários preparados é o que garante a fidelização do consumidor — especialmente em um momento em que ele está mais exigente e informado.

Um recado direto dos gestores à equipe
Durante o curso, os gestores da Rede Maby Supermercados aproveitaram para reforçar à equipe a importância de estarem presentes e engajados com o treinamento, mesmo em um dia de alto movimento nas lojas. Destacaram que “ser exemplo” é o primeiro passo para transformar o atendimento na ponta. Ressaltaram que excelência não se limita ao contato direto com o cliente, mas também está em uma prateleira limpa, produtos bem precificados e um ambiente organizado. Ao invés de pensar apenas em colegas que “não fazem certo”, os líderes incentivaram todos a olharem para si mesmos como modelos a serem seguidos dentro da empresa. Agradeceram o empenho da equipe e reforçaram que esse momento fora da loja serve para reflexão, aprendizado e fortalecimento de um compromisso coletivo: oferecer o melhor ao cliente. O curso, segundo os próprios líderes, marca o início de uma nova etapa no fortalecimento da cultura de atendimento da rede, com mais encontros e capacitações voltadas para a prática diária nas lojas.
Investir em pessoas é investir no sucesso
A iniciativa da Rede Maby Supermercados reforça a importância de valorizar os profissionais que estão na linha de frente, lidando diretamente com os clientes. O curso também incentivou a realização de pesquisas internas e externas para mapear pontos de melhoria no atendimento e promover ações contínuas de capacitação.
O CTDE, referência em formação para o varejo desde 1995, segue promovendo cursos voltados para o desenvolvimento de equipes no setor supermercadista, com conteúdo prático, personalizado e aplicável à realidade de cada empresa.
Veja os treinamentos para supermercado do CTDE: https://www.ctde.com.br/
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