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Experiências e Boas Práticas de Marketing no Varejo Supermercadista

Por Claudio Rodolfo Gomes Hey - Consultor de Marketing e Vendas | Mestrando em Marketing Digital | Professor


Olá querido leitor.


Durante uma conversa recente com o parceiro Fabiano Polese da Expo Supermercados vimos que eu poderia compartilhar um pouco mais da minha experiência no marketing do varejo supermercadista.


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Essa história pode começar contando um pouco como descobri o Fabiano foi através do Peruzzo Supermercados onde exercia a função de gerente de marketing e recebi a informação que a equipe Expo Supermercados faria uma gravação mostrando o trabalho de um dos fornecedores da rede e também parceiro do Polese.


De imediato bati um papo por ligação e fui entender mais da proposta para apresentar e obter a aprovação da Diretoria. Um papo bem proveitoso e com a simpatia de sempre do Fabiano as portas foram se abrindo e viabilizamos a gravação nas lojas, feito isso partiu uma segunda proposta que era apresentar um pouco da história e dos trabalhos que a rede estava realizando onde surgiu outra gravação, veja o vídeo



Assim então surgiu a conexão e diante desse novo convite vou contar um pouco de como tenho realizado trabalhos no marketing para o varejo de supermercados de bairro a grandes redes. Antes de iniciar no varejo tive uma longa carreira em indústria multinacional de bebidas, grande parte dessa dedicada ao marketing e muitos desses trabalhos desenvolvidos dentro de supermercados. O que favoreceu a transição de carreira e com o apoio do Economart Atacarejo pude iniciar trabalhos de gestão de trabalhos no varejo, experiências em outras redes foram se acumulando e que favoreceu a contar as boas práticas vividas para compartilhar com vocês.


Sempre digo que tudo se inicia com um bom plano, para qualquer atividade grande ou pequena, você precisa ter a clareza dos objetivos, etapas, processos, pessoas e resultados que espera. Sei da velocidade que nos atropela, mas o fracasso começa pela falta de plano. Nesse aspecto a primeira experiência vivida de sucesso é ter construído calendários promocionais anuais que eram desdobramento do que a empresa esperava crescer no ano, traduzindo isso nos objetivos que marketing precisa ter pra apoiar o resultado de venda, sim marketing e vendas caminham juntos, coladinhos feito carne e unha, grudados, para os leitores mais profundos saberão que vendas é um processo de marketing. Por isso sempre tinha nos meus indicadores o resultado de venda esperado, temos visto muito de visibilidade, alcance, engajamento, leads, mas a venda sempre foi minha maior alegria em saber quando era alcançada a meta prevista.


Alguns mecanismos e ferramentas que utilizei para me apoiar nesses resultados e que vale compartilhar, primeiro deles é insubstituível é ter uma boa equipe, não importa o tamanho mas a qualidade em termos técnicos e comportamentais. Escolha sempre bons jogadores, não julgue pelo estilo, roupas, sexo, beleza, mensure pela interação com demais colaboradores e claro pelos resultados alcançados.


Das ferramentas aprendi a encaixar conforme o porte da empresa e verba destinada, em algumas consegui o pacote quase que completo com CRM, Ecommerce, Chatbots, Tablóides digitais e impressos, TV, Rádio, Marketing Digital com verba para patrocinados, agências, produtoras entre outros. Em outras com muito pouco recurso e claro também resultados baixos de vendas, consegui demonstrar resultados. Mas mesmo nas que tinham algumas ferramentas consegui ir conquistando novos investimentos a partir dos resultados obtidos diretamente ou através dos parceiros, tive facilidade de acesso a indústria por ter vindo dela e ter o olhar do ganha-ganha, com a visão dos dois lados da mesa na hora da negociação.


Separei alguns trabalhos desenvolvidos no portfólio onde vocês podem consultar mais sobre os trabalhos que desenvolvi nos últimos anos.

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Sempre é um prazer fortalecer essa parceria com a Exposuper e fico a disposição para tirar dúvidas.


Abraços,


Cláudio Hey

16 99738-3074

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