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Gestão de compras do Supermercado e previsão de pagamentos no final do ano

O final do ano é uma época de grande movimento para os supermercados. Com as festas de Natal e Ano Novo, as vendas aumentam significativamente, o que requer um bom planejamento para que não faltem produtos e recursos financeiros para os pagamentos.


Planejamento

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O primeiro passo é fazer um planejamento de entradas e saídas do caixa, mensal ou trimestral. Isso ajudará a evitar a falta de dinheiro para o pagamento dos compromissos.


É importante considerar os seguintes fatores:

  • Previsão de vendas por categorias de produtos;

  • Valor das compras;

  • Formas de pagamento;

  • Prazo de entrega;

  • Prazo de pagamento.

Compras adequadas

As compras devem ser feitas conforme a previsão de vendas, para que não faltem ou encalhem produtos.

Recomenda-se que as compras sejam com entregas quinzenais ou mensais, para que os valores constantes nas notas fiscais a pagar sejam menores.


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Parceria com fornecedores

É importante contar com informações dos fornecedores para projeções de compras, especialmente com valores altos e com menos vendas no período.


Cuidados na definição de preços e margens

É importante conhecer os preços de vendas dos concorrentes e o tíquete médio da clientela.

As margens em todos os produtos a venda devem merecer muita atenção, especialmente para os produtos de Natal e Final de Ano.


Acompanhamento das vendas

É importante acompanhar as vendas semanais dos produtos da época. Se for preciso, devem-se fazer correções.


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Cumprimento dos acordos

As negociações com os fornecedores devem garantir o que foi combinado, ou seja:

  • Quantidades;

  • Preços;

  • Qualidade;

  • Condições de pagamentos;

  • Possibilidade de devolução.

Previsão de pagamentos

O setor financeiro deve estar preparado para pagamentos das compras junto aos fornecedores, assim como as despesas com impostos, funcionários com horas extras, contratação de temporários, pagamento do 13º salário, entre outras.


Vendas à vista ou débito no cartão

Para equilibrar a entrada e saída de caixa, o ideal que os operadores de caixas perguntem aos clientes se é no débito o pagamento, antes o cliente diga no crédito.


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O que não deve faltar no seu Supermercado no Natal e Festas de Final de Ano?

Independente do tamanho do Supermercado, é uma época em que as vendas crescem muito em comparação a outros meses. O Natal é considerado a maior data comercial e os supermercadistas devem aproveitar esta oportunidade.


As famílias e amigos trocam presentes e muitas pessoas realizam encerramentos, confraternizações, amigos-secretos e acabem adquirindo muitos produtos tanto para presentes e lembrancinhas, quanto para a própria realização das suas festas.


Não devem faltar:

  • Produtos para ceias de Natal e Final de Ano;

  • Artigos de decorações para o Natal e Final de Ano;

  • Açougue: cortes especiais, das carnes: bovina, suína, peru, frango, chester;

  • Padaria e Confeitaria: panetones, tortas, bolos, pães especiais e crocantes;

  • Fiambreria: presunto, salsicha, salame italiano e milano, queijos prato e mussarela e queijos especiais;

  • Hortifrúti: frutas, verduras e hortaliças;

  • Plantas e flores;

  • Mercearia (meio da loja) e pontos especiais: brinquedos, chocolates, bombons, salgadinhos e cestas de Natal;

  • Bebidas: refrigerantes, cervejas, vinhos nacionais e importados, espumantes, champanhe, whisky, vodka, aguardente, sucos, água, entre tantos outras bebidas;

  • Cosméticos e perfumes.

Em lojas maiores como Hipermercados: eletrônicos, roupas, calçados, games, TV, e outros equipamentos, conforme a localização do seu Supermercado.


Ao seguir essas dicas, os supermercados poderão garantir um bom desempenho no final do ano, aumentando as vendas e o lucro. Inscreva-se no site para mais dicas e novidades!


Clóvis Polese
Clóvis Polese

Artigo de Clóvis Polese Clóvis Polese é o diretor do CTDE - Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Ele tem mais de 30 anos de experiência como supermercadista e consultor de supermercado1. Além disso, é autor de três livros na área: Manual do Gerente de Supermercado, Manual dos Perecíveis em Supermercado e Construção e Montagem de Supermercado.


Polese também é conhecido por suas palestras, como a que deu no Congresso Nacional para Supermercados de Bairro e Workshop Açougue de Primeira durante a Expo Supermercados de 2023 em São Paulo.


Polese é um especialista em supermercados com uma rica experiência e uma visão única do setor. Ele continua a contribuir para o setor supermercadista através de suas palestras, consultorias e publicações.

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