top of page

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias do setor supermercadista:

Instagram - Facebook - YouTube - Linkedin - Google News

Mercado Livre de Energia: uma oportunidade para seu supermercado economizar e ser mais sustentável


O Mercado Livre de Energia pode ser a solução ideal se seu supermercado quer reduzir os gastos com energia elétrica e ainda ser mais sustentável. Embora ofereça inúmeros benefícios, essa modalidade de contratação ainda pode gerar dúvidas. Pensando nisso, a Enel Trading, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil, preparou um material educativo para você entender melhor como funciona o Mercado Livre de Energia e aproveitar todas as vantagens que este ambiente pode proporcionar para o seu negócio.

1 – O que é o Mercado Livre de Energia? No Mercado Livre de Energia, sua empresa deixa de ser dependente da distribuidora local e passa a ter liberdade para escolher o fornecedor de energia. Essa modalidade funciona de maneira similar a outros mercados, como as operadoras de celular e internet, onde você pode selecionar o operador que melhor atenda às suas necessidades. No ambiente livre, as condições contratuais são de livre negociação bilateral entre compradores e vendedores. Sua empresa pode negociar o contrato diretamente com a comercializadora de energia Enel Trading, incluindo prazo, preço, período, volume, tipo de energia e outras condições comerciais.

2 – O Mercado Livre de Energia é novo no Brasil? Não. É um ambiente estabelecido há quase 30 anos com a Lei nº 9.074/1995. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o Mercado Livre de Energia conta atualmente com mais de 32 mil unidades consumidoras, que representam 36% de toda a energia consumida no Brasil. Desde a sua abertura, em 1995, estima-se que os consumidores livres tenham economizado mais de 354 bilhões de reais, de acordo com a Abraceel. 3 – Quem pode fazer parte do Mercado Livre de Energia?


Todas as empresas pertencentes ao Grupo A, ou seja, conectadas em média ou alta tensão podem fazer parte do Mercado Livre de Energia.

4 – Quais são as principais vantagens do Mercado Livre de Energia?


No Mercado Livre de Energia, o cliente tem:

· Liberdade para escolher o fornecedor de energia;

· Economia garantida de até 30% nos gastos com energia elétrica, todos os meses;

· Previsibilidade dos gastos;

· Obter energia renovável certificada e agregar sustentabilidade à marca.

5 – Por que as empresas querem fazer parte do Mercado Livre de Energia?


Cada vez mais as empresas estão buscando formas de economizar e tornar seus produtos mais competitivos. O Mercado Livre de Energia representa uma alternativa para empresas que queiram ter mais economia, previsibilidade dos custos de energia e ainda agregar sustentabilidade ao seu negócio, com a possibilidade de contratação de energia renovável e certificada.

6 – Como funciona a migração para o Mercado Livre de Energia? Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, a sua empresa pode comprar energia da Enel Trading a preços competitivos, deixando de ser dependente da distribuidora local, com as tarifas de energia definidas pela Aneel. A mudança traz uma redução considerável nos custos da energia em comparação com o mercado regulado. Para fazer a migração, a empresa deve enviar uma carta informando o encerramento do contrato de fornecimento de energia no Mercado Cativo para a distribuidora atual com até 180 dias de antecedência ao término do contrato vigente.

7 – No Mercado Livre de Energia, a empresa deixa de pagar a fatura mensal com a distribuidora?

Não. No Mercado Livre de Energia, sua empresa passa a ter duas faturas: uma que será paga à distribuidora local, responsável pela cobrança pelo uso da infraestrutura de distribuição e transmissão; e uma outra fatura, que será paga para à comercializadora, com os custos da compra de energia.

É importante destacar que, embora a empresa passe a ter duas faturas, a distribuidora local ainda desempenha um papel fundamental no fornecimento e na manutenção da infraestrutura energética. Portanto, a fatura paga à distribuidora continuará a ser necessária para garantir o acesso à rede elétrica. A fatura destinada à comercializadora será referente à energia adquirida no Mercado Livre.

8 – Tem algum risco de a empresa ficar sem luz no Mercado Livre de Energia?


O risco é o mesmo do mercado cativo, pois o fornecimento de energia é unicamente atendido pela distribuidora local.

9 – Como escolher um fornecedor no Mercado Livre de Energia?


Ao optar por uma comercializadora de energia, é importante avaliar:

· Se ela possui expertise e solidez no mercado;

· Se ela tem um portfólio próprio de geração de energia;

· Avalie as condições contratuais oferecidas, incluindo prazo, preço, período, volume e tipo de energia;

· Considere se o fornecedor oferece opções de energia renovável e possui certificados de energia limpa;


Esses fatores são essenciais para garantir a entrega da energia e a fonte da qual é proveniente. Um fornecedor confiável contará com uma estrutura diferenciada para atender as necessidades específicas do seu negócio. Já a estrutura de geração, garantirá melhor negociação, com mais qualidade, segurança e economia a longo prazo.


10 – O consumidor livre é impactado pelas bandeiras tarifárias?


Não, os consumidores livres não são diretamente impactados pelas bandeiras tarifárias. As bandeiras tarifárias são aplicadas apenas aos consumidores do mercado cativo, que são aqueles que ainda estão vinculados às distribuidoras locais e não migraram para o Mercado Livre de Energia.

Os consumidores livres têm a liberdade de negociar suas condições contratuais de energia diretamente com os fornecedores no Mercado Livre, o que lhes permite ter previsibilidade e maior controle sobre os custos de energia Ficou interessado em aproveitar as vantagens do Mercado Livre de Energia? Então, fale com a Enel Trading. Somos a comercializadora de energia do Grupo Enel, um dos maiores players do setor elétrico no mundo, com mais de 20 anos de experiência. Contamos ainda com um portfólio próprio de geração de energia elétrica a partir de fontes 100% renováveis.

Comments


banner-dna-work (2).png

FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
08 a 10 Abril 2025 - São Paulo

Venda Congresso.png
Congresso para Supermercados de Bairro
Venda Açougue.png
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page