O Mercado Pago, o banco digital do Mercado Livre, está concentrando seus esforços de crescimento nas pequenas e médias empresas (PMEs). Este setor está se expandindo rapidamente dentro da empresa, com o objetivo de se tornar o principal banco para relacionamentos desses clientes.
O vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil, Tulio Oliveira, destacou a importância desse segmento, afirmando que buscam liderar em todos os setores em que operam e que o mercado de PMEs é vasto e possui um grande potencial. Atualmente, eles têm uma base relativamente pequena nesse segmento.
Embora os números específicos das operações com PMEs não tenham sido divulgados, a empresa tem uma base de 5,5 milhões de vendedores na América Latina, dos quais 60% estão no Brasil, representando 12,1% de sua base total de 45,3 milhões de clientes.
A estratégia do Mercado Pago para atrair mais PMEs começa com o lançamento de um cartão de crédito empresarial, que será disponibilizado gradualmente para os clientes a partir de setembro. O cartão não terá custos de adesão ou anuidade e busca integrar a parte bancária ao e-commerce do grupo. Os clientes do cartão terão vantagens, como a capacidade de parcelar compras em até 18 vezes sem juros no Mercado Livre, um prazo mais longo do que com outros cartões. Além disso, as vendas realizadas na plataforma contribuirão para o limite de crédito do cartão.
Outra inovação é a ampliação da oferta de crédito para os vendedores que aderirem ao Open Finance, um recurso do Banco Central que permite o compartilhamento de informações bancárias entre diferentes instituições financeiras. Com acesso ao histórico de crédito de cada consumidor, a expectativa é oferecer condições mais favoráveis a curto prazo. De acordo com o banco, mais de 80% dos novos créditos concedidos aos vendedores já são direcionados através do Open Finance.
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