Os números revelados pela Serasa Experian apontam para um Natal desafiador no cenário do varejo brasileiro, com uma queda de 1,4% nas vendas físicas durante a semana que antecedeu a data festiva. Essa performance marca o pior desempenho dos últimos três anos, contrariando as expectativas de um impulso nas vendas após a Black Friday de novembro.

Contrariamente às previsões otimistas, o Indicador de Atividade do Comércio revelou que o Natal de 2023 foi a data mais fraca desde 2020, quando as vendas caíram drasticamente devido à pandemia de COVID-19. O economista-sênior da Serasa Experian, Luiz Rabo, destaca que, diante dos recordes de inadimplência, os consumidores priorizaram a reestruturação financeira, utilizando o 13º salário para quitar dívidas em vez de realizar compras e presentear.
No final de semana do Natal, entre os dias 22 e 24 de dezembro, as vendas tiveram uma queda ainda mais expressiva, registrando um recuo de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Rabo aponta que o fato de o dia 24 ter sido um domingo pode ter influenciado negativamente, dado que esse é geralmente considerado o dia mais fraco para o comércio.
O cenário em São Paulo reflete a tendência nacional, com as vendas natalinas do varejo físico recuando 1,2% na semana que antecedeu a data comemorativa e 9,6% no final de semana imediatamente anterior ao Natal. Esse desempenho sugere que os desafios econômicos e as preocupações financeiras dos consumidores impactaram significativamente o comportamento de compra durante a temporada festiva de 2023.
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