
As vendas do varejo brasileiro registraram crescimento de 1,1% no Natal de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. No e-commerce, a alta foi 2,4% e no comércio presencial, de 1%. Considerando apenas os shopping centers, o crescimento ficou em 0,9%.
Os dados foram coletados pela Cielo, entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2023.
Para o vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Cielo, Carlos Alves, o resultado foi marcado pelas refeições nos lares. “O setor de supermercados e hipermercados foi o destaque, reforçando o costume dos consumidores de ir às compras para as fazer suas ceias”, afirma.
A seguir, veja as listas dos segmentos que tiveram os melhores e piores desempenhos no fim do ano passado:
Setores do varejo com melhor desempenho
Supermercados e hipermercados: + 6,3%
Cosméticos e higiene pessoal: + 4,2%
Turismo e transporte: + 2,6%
Drogarias e farmácias: + 2,4%
Óticas e joalherias: + 0,5%
Setores do varejo com pior desempenho
Varejo alimentício especializado: – 3,1%
Vestuários e artigos esportivos: – 1,8%
Alimentação, bares e restaurantes: – 1,3%
Móveis e eletrodomésticos: – 1,3%
O desempenho do varejo no Natal de 2023 foi influenciado por uma série de fatores, incluindo a inflação, o aumento da taxa de juros e a desaceleração da economia.
No entanto, o crescimento do e-commerce foi um destaque positivo. O setor registrou alta de 2,4%, impulsionado pelas compras feitas pela internet durante a Black Friday e o Natal.
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