A formação é imprescindível para conquistar o sucesso, seja onde for.
Na área de Vendas, Merchandising, Trade Marketing, Marketing, enfim, na indústria e no varejo, não é diferente. Capacitação e treinamento fazem a diferença entre vencer ou não.
É preciso esforçar-se, desenvolver-se, buscar entendimento referente aos assuntos que norteiam o trabalho:
“A disposição para vencer não é nada se você não tiver disposição para se preparar.”
A atitude complementa o conhecimento e ambos formam frente forte diante do cenário de alta competitividade do mercado varejista.
O motivo principal que resulta em vantagem competitiva em uma organização é a soma do conhecimento de seus colaboradores.
“A única vantagem competitiva das economias desenvolvidas é a maior disponibilidade de pessoas formadas, de trabalhadores do conhecimento.” Peter Drucker
Para tanto, o processo educacional precisa contemplar em primeiro lugar, um bom diagnóstico das necessidades de capacitação. Depois é preciso construir um planejamento eficaz. Em seguida vem o conteúdo e o design que devem ser coerentes com as necessidades vistas na primeira fase. A sustentação tem uma responsabilidade estimulante. Finalmente, a avaliação, o controle e a supervisão da realização no posto de trabalho, vão aparar as arestas e melhorar o novo ciclo que passa a ser virtuoso.
“O acompanhamento é a pedra fundamental da execução” Ram Charam
Para a aderência do conteúdo, há que se considerar também: a metodologia a ser utilizada, a modalidade - o método - e as técnicas de ensino, e finalmente a tecnologia e o material envolvidos.
O processo de aprendizagem efetiva e melhoria permanente proporciona ao colaborador e a equipe encontrar novas soluções, aprofundar o raciocínio no negócio, passar por agradáveis momentos de união, compartilhar boas ideias, integrar departamentos, fazer com que os participantes se sintam valorizados e com sensação de pertencimento, satisfaz clientes de forma encantadora, mitiga custos e melhora resultados, por intermédio de uma resposta veloz e eficaz às ameaças e oportunidades impostas pelo mercado.
As virtudes cardeais – são pilares neste processo: prudência, justiça, fortaleza e temperança.
Mais alguns benefícios em capacitar os colaboradores é acrescentar subsídios sólidos a eles, e assim fortificar a estrutura da empresa, desenvolvendo pessoas com valores e princípios de acordo a sua filosofia organizacional, protegendo e incentivando uma cultura saudável de forma a não ceder às surpresas econômicas e finalmente, propiciar resultados conforme planejamento estratégico.
Por isso as empresas investem sempre mais no desenvolvimento do conhecimento e em profissionais especialistas na arte de ensinar.
Os objetivos de capacitação/treinamento podem dizer muito sobre os objetivos da empresa.
Paulo de Tarso Marques
VP POPAI BRASIL T&D de Pessoal em Trade Marketing | Capacitação Comercial | Vendas | Marketing | Processos Gerenciais
Ótima a capacitação em todas suas variantes. Parabéns pelos conceitos.