Artigo de Miguel Goulão, Gerente de Compras, Comprador e LinkedIn Creator
Sim, pensei em um plano A, B, C e D, para ajudar a operação do DIA Brasil
Não vou falar do que vejo como deficiências da rede, pois são de domínio público e elas podem ser trabalhadas e melhoradas; algumas envolvem recursos, e outras revisão geral.
Vou focar nos planos que pensei, sem me aprofundar muito.
A ideia geral, era tornar as lojas atrativas, partindo de categorias fidelizadoras, como açougue e congelados/perecíveis, que praticamente inexiste em muitas lojas da rede.
Plano A para a rede de supermercados do Grupo Dia
Uma associação com o grupo BRF / Marfrig Global Foods (SADIA, PERDIGÃO, QUALY, MARFRIG, etc...).
Resumidamente, a ideia era montar uma espécie de "store in store" nas lojas DIA%, com todas as marcas do grupo (inclusive a linha Pet), onde o grupo teria a prerrogativa de exclusividade de venda nas suas linhas de produtos.
Seria uma adaptação ("mais popular") das lojas Mercato Sadia , oferecendo a sua linha, que é reconhecida nacionalmente, e o restante da linha que não trabalham, mas que faz parte do dia a dia do cliente, que caberia então à rede DIA atender (bebidas, mercearia, flv, etc...), após uma necessária e profunda reestruturação de todas as categorias.
Seria uma forma de combater o avanço da Swift , que já tem cerca de 500 lojas, entrando na "briga direta" com um formato mais completo, que atenderia todas as necessidades básicas do consumidor. Para o DIA%, um renascimento da operação.
A ideia foi sugerida em 2023, antes do pedido de Recuperação Judicial e fechamento de mais de 300 lojas.
A ideia seria a BRF/MARFRIG, entrar investindo na revitalização das lojas, tornando-as atrativas para gerar fluxo/venda. para a recuperação do Grupo DIA%. A dívida atual, seria inteira responsabilidade do Grupo DIA%, a BRF/MARFRIG entraria criando condições para a retomada do negócio (já que a rede não tem condições de fazê-lo no momento).
Na imagem, "o rascunho" do novo logo da rede, em que o "S", já remete para "DIA".
Não avançou.
Plano B para a rede de supermercados do Grupo Dia
Já que o plano A não avançou......
A SWIFT já é uma operação vencedora; a ideia seria criar uma nova rede que vou chamar de "SWIFT DAY" (DIA RÁPIDO). Seria uma oportunidade de explorar de forma exclusiva, todas as marcas do Grupo J&F Investimentos S.A (SWIFT, Seara , Friboi , DELICIA , Massaleve ,Flora Cosméticos e Limpeza , etc...), além de oferecer as demais linhas de produtos básicos (caberia ao DIA%), em um só local, ao cliente, diariamente, de forma rápida, e claro, pavimentar uma operação para agregar mais marcas do grupo no futuro.
Seria um "up grade" da operação atual da SWIFT. com um formato mais completo, que atenderia todas as necessidades básicas do consumidor.
A ideia foi sugerida em 2024, após a Recuperação Judicial e encolhimento para 243 lojas da rede DIA.
A ideia também seria a J&F, entrar investindo na revitalização das lojas, tornando-as atrativas para gerar fluxo/venda, para a recuperação do Grupo DIA%. A dívida atual, seria inteira responsabilidade do Grupo DIA%, a J&F entraria criando condições para a retomada do negócio (já que a rede não tem condições de fazê-lo no momento).
Embora DIA, não signifique propriamente DIA e sim uma abreviação de "Distribuidora Internacional de Alimentação", nas línguas latinas, ela ganhou essa vantagem comercial. Na nova operação, o DIA passaria a se denominar DAY, de forma a casar com SWIFT.
No rascunho do novo logo, mantêm-se a mesma grafia do DIA para fazer a imediata associação com a marca DIA, e introduz-se a tradução, do novo nome (SWIFT DAY / DIA RÁPIDO), sendo o único caso que conheço, de um "logo bilíngue".
Não avançou.
Plano C para a rede de supermercados do Grupo Dia
Dá para imaginar com base nos planos A e B.
Plano D para a rede de supermercados do Grupo Dia
Só dá para estruturar "in loco".
Até aqui, fiz o que pude para ajudar a salvar os cerca de 7.000 postos de trabalho da Rede DIA%.
Mais do que isso, só participando ativamente do negócio.
Veja a publicação na íntegra do Miguel Goulão no Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/um-novo-dia-miguel-goul%C3%A3o-sjaaf/
Miguel publicou mais de 40 artigos na rede, veja: https://www.linkedin.com/in/miguel-goul%C3%A3o-a46b2532/recent-activity/articles/
Sobre Miguel Goulão
• 30 anos de experiência envolvendo as áreas de gestão de compras, vendas, logística e financeira/administrativa em carreira desenvolvida em empresas de expressão no Brasil e exterior.
• Atuação envolvendo a área de Compras : Gerenciamento de categorias/linhas de produtos, desde o desenvolvimento do produto e fornecedor, até sua precificação, margens/lucratividade, receita financeira, promoção no ponto de venda, divulgação, campanhas de marketing, elaboração de material promocional, definição de lay-out no ponto de venda, etc... (Empresa : Wal-Mart Brasil Ltda e Supermercados Russi, D’Avó, Maktub, Pague Menos, Supernosso e Facefood/Urbanic).
• Atuação envolvendo a área Administrativa/Financeira : Rotina de Contas a Pagar e Tesouraria. Gerenciamento de toda a área de Factoring, conciliação e negociação de meios de pagamento para o varejo, etc... (Empresas : Wal-Mart Brasil Ltda e Susa S/A-holding das redes Sears, Sandiz, Ultralar, Dilard’s e Bob’s,).
• Atuação envolvendo a área de Logística : A serviço de grande empresa varejista no exterior - Supervisão de equipe de até 50 pessoas no reabastecimento de lojas, gerenciando todo o fluxo, desde a análise de pedidos até a entrega final; controles de recebimento, inventário e preservação de estoques, etc... (Empresa : Christian Salvesen Distribuição Portugal - a serviço de Marks & Spencer UK).
• Atuação em vendas diretas no varejo : Vendas de material de construção (Empresa : Magel Madeireiras Gerais Ltda).
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