Ponto extra no supermercado: Estratégia inteligente de exposição e parceria com fornecedores
- Fabiano Polese

- 22 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de mai.
Por Clóvis Polese, diretor do CTDE Centro de Treinamento para Supermercados e fundador da Expo Supermercados
Os pontos extras no supermercado são espaços estratégicos, temporários e de fácil mobilidade, criados com a finalidade de impulsionar vendas, destacar lançamentos ou atrair o consumidor para compras por impulso. Muitas vezes compostos por mobiliários fornecidos pela própria indústria, esses expositores são colocados em áreas de grande circulação, como os corredores ou frente dos caixas, como mostrado na foto de um dia com menor movimento.

Esses pontos podem e devem ser retirados nos dias de maior fluxo, especialmente nos finais de semana, quando o espaço para o deslocamento dos clientes deve ser otimizado. Justamente por sua mobilidade, os expositores não atrapalham o fluxo e ainda funcionam como uma excelente vitrine para produtos que merecem destaque.
É importante utilizar esses espaços com inteligência. Evite usá-los para produtos com baixo giro ou estoque parado. Eles devem ser reservados para lançamentos da indústria, itens promocionais ou produtos que despertam o desejo imediato do consumidor.
Aproveite para divulgar essa oportunidade para os seus fornecedores. Muitos têm grande interesse nesse tipo de exposição, pois sabem do impacto positivo nas vendas. Negocie! A parceria pode incluir o fornecimento do expositor, materiais de divulgação e até condições comerciais diferenciadas. Um bom ponto extra pode gerar ótimos resultados tanto para o supermercado quanto para a indústria parceira.













Comentários