O estudo analisou dados de itens como Vestuário, Chocolates, Eletrodomésticos e Perfumes
O Dia das Mães é considerado o “Natal do primeiro semestre” para os varejistas, já que é a segunda melhor data em termos de faturamento, apenas atrás do Natal. Nesse período de celebração, os consumidores saem em busca do presente ideal para homenagear suas mães e, este ano, encontram um cenário mais desafiador do que em 2023. A Scantech realizou uma análise comparativa entre os itens das cestas de Mães deste ano, com o mesmo período do ano passado, e constatou aumento médio de 5,80%, superando a taxa de inflação do período, de 3,93%.
Os principais “vilões” entre os itens analisados são os produtos de Cama, Mesa e Banho, que registraram alta de 22,2%, seguido do Vestuário, com 16,1% e Jardinagem, que quase empata com Colônias e Perfumes, atingindo, respectivamente, 14,8% e 14,2% de aumento. Entre os produtos que apresentaram a maior retração no preço, estão o Micro-ondas, que ficou 13,5% mais barato e a AirFryer, que atingiu 9,8% de deflação.
A pesquisa também analisou a cesta de alimentos do almoço de Dia das Mães e detectou que o maior aumento vem da categoria de refrigerantes, com 6,7% de aumento em relação ao ano passado. Apesar disso, a média da cesta ficou abaixo da inflação do período, tendo um aumento de apenas 0,6%.
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