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Quebra por vencimento: dicas para reduzir perdas e aumentar rentabilidade no varejo

Por Pedro Gomes dos Santos Neto, Gerente Geral | Gestão de Pessoas | Diversidade | Gestão de Perdas e Quebras | Varejo | Indicadores


Etiqueta de Vencimento Próximo
Etiqueta de Vencimento Próximo

No varejo, as perdas são responsáveis por 1,99% do faturamento líquido dos supermercados nacionais e 1,82% do faturamento bruto. Em primeiro lugar, 67% das perdas acontecem devido a erros em processos internos.


Associação Brasileira de Prevenção de Perdas ABRAPPE, fez um estudo em 2019 que conta o motivos de perdas no varejo, em:

32,8% Quebra operacional;

19,5% Furto externo;

15% Furto interno;

14,1% Erros administrativos;

9,5% Fornecedores;

9,1% Entre outros.


Quando lembramos desse assunto é muito importante falar o quanto o planejamento de todas as áreas envolvidas diretamente estão alinhados para combater a Perda por prazo de validade.


Hoje em dia mesmo com diversas tecnologias que podem ser ferramentas de apoio para execução na operação de Loja, importante o envolvimento Engajamento de todo time da loja de forma estruturada para aplicar sempre os processos e as boas práticas.


É fato quando a economia brasileira não está bem, tem uma relação direta com a vendas e o impacto disso no estoque do varejo e outras como a categorias PET é muito grande pois o índice de vencimento por prazo de validade pode aumentar bastante ao contrário da margem de lucro e rentabilidade e Perdas por Prazo de validade, vale a pena destacar principalmente itens de baixo giro com valor agregado.


Alguns pontos importantes:

  • Identificação da data de validade no sistema no ato do recebimento do produto, sendo ele CD - Centro de Distribuição ou ED - entrega direto na Loja.

  • Parâmetros Ajustado de acordo com Demanda de venda x Planograma de exposição X camada de Abastecimento X estoque de segurança.

  • Negociação varejo X indústria para escoar itens baixo giro.

  • Formação de pessoas - sistema de PVPS ou PEPS.

  • Equipe de validade da Loja - verificação semanal - Área de Vendas X Estoque

  • Controle de Validade - Câmaras de Perecíveis.

  • Local específico para venda da cada departamento para itens próximos ao vencimento - Mercearia X Perecíveis.

  • Organização Estoque - Departamento x Categorias - PVPS X PEPS.

  • Análise de relatórios - itens sem venda X ruptura X itens zerado X contagem rotativo.

  • Revisão de sortimento - Base no histórico das últimas Perdas por Prazo de Validade.

  • Gestão Comercial - Atenção a negociações aplicação do modelo JBP.

  • Doação - Uma solução para reduzir a perda de alimentos é a doação para bancos cadastrados junto ao poder público.


Pedro Gomes dos Santos Neto
Pedro Gomes dos Santos Neto

Artigo de Pedro Gomes dos Santos Neto, um profissional com uma trajetória de 26 anos em cargos de liderança na área de Operações. Graduado em Administração de Empresas pela UNIB, ele se destaca por desenvolver e estruturar equipes em busca de resultados, propósito e satisfação. Sua atuação abrange diversos aspectos do negócio, estabelecendo conexões com clientes e fornecedores e buscando os objetivos da empresa. Com experiência consolidada no varejo alimentar e não alimentar, especialmente em hipermercados, supermercados e lojas compactas, Pedro demonstra habilidades em áreas como vendas, margens, despesas, participação digital e NPS. Seu forte conhecimento também se estende à gestão de inventários, prevenção de perdas, gestão de estoque e liderança de equipes de todos os níveis hierárquicos, promovendo o espírito de cooperação entre departamentos e resolvendo conflitos no ambiente de trabalho. Com uma entrega consistente de resultados, Pedro destaca-se pelo atingimento de metas, crescimento de vendas, evolução de margens comerciais e gestão eficiente.

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