top of page
Banner Congresso_edited.jpg
patrocinadores 20 10 2025.jpg

Obrigado por ler este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e fale conosco em nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Supermercado do Futuro: Como a tecnologia está moldando o varejo

Etiquetas eletrônicas de prateleira (ESL)
Etiquetas eletrônicas de prateleira (ESL)

A digitalização dos supermercados está se tornando uma estratégia essencial para atender às crescentes expectativas dos consumidores por conectividade e melhorar a eficiência operacional dos supermercados. O documento "Digitizing the Store with the Consumer in Mind", produzido pela Vestcom em parceria com o Path to Purchase Institute, explora as reações dos consumidores a telas digitais e etiquetas eletrônicas de prateleira (ESLs), revelando que esses elementos impactam diretamente a experiência de compra.


A pesquisa mostrou que quase metade dos consumidores considera que as telas digitais melhoram a experiência de compra ao fornecer informações sobre promoções e novos produtos, além de tornarem o ambiente de compras mais atrativo. No entanto, os consumidores destacam que o conteúdo das telas deve ser relevante, e existe uma preocupação com a privacidade, devido ao uso de câmeras e sensores.


No caso das etiquetas eletrônicas, a maioria dos consumidores (65%) não percebe grandes diferenças em relação às etiquetas de papel, mas aqueles que preferem as ESLs destacam a precisão nos preços e a aparência mais limpa. Por outro lado, os adeptos das etiquetas de papel valorizam a facilidade em identificar promoções e localizar os preços dos produtos.


painéis profissionais LED Signage
Painéis profissionais LED Signage

Em termos de impacto, a pesquisa aponta que as telas digitais podem influenciar decisões de compra, com 1 em cada 4 consumidores afirmando ter comprado um item não planejado devido à influência de uma tela digital. No entanto, é importante que os varejistas considerem a percepção dos consumidores mais jovens, que são mais céticos quanto às etiquetas eletrônicas, temendo que possam facilitar o aumento abusivo de preços.


A digitalização nas lojas, quando bem implementada, pode aumentar o engajamento, a fidelidade e as vendas, mas exige um equilíbrio entre os formatos digitais e impressos para maximizar a experiência do cliente. A Vestcom sugere que os varejistas adotem uma abordagem completa, utilizando a tecnologia para criar uma estratégia coesa que impulsione tanto a eficiência operacional quanto o retorno sobre o investimento (ROI).

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.

FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
7 a 9 Abril 2026 - São Paulo

congresso 2026_edited.jpg
Congresso para Supermercados de Bairro
workshop 2026_edited.jpg
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page