Produtos especiais e exóticos podem não ser tão familiares quanto maçãs e laranjas, mas os varejistas estão aprendendo seu valor e os consumidores adoram o sabor.
À medida que os clientes descobrem os sabores, a preparação e os usos dos produtos especiais, as compras aumentarão e os departamentos produzirão os benefícios em margens saudáveis. Produtos especiais e exóticos podem ser comprados on-line, mas os clientes que compram produtos dessa maneira não podem experimentar o sabor - oferecendo uma vantagem competitiva para os supermercados que optam por usá-los.
"Os consumidores estão procurando maneiras de expandir sua alimentação saudável", diz Mary Ostlund, diretora de marketing da Brooks Tropicals, com sede em Homestead, na Fla. “Há apenas muitas maçãs e bananas que você pode comer. A especialidade ajuda a fornecer alternativas e adições emocionantes para menus e lanches. ”

Aprenda tudo sobre especialidades e produtos exóticos através dos sites dos fornecedores, incluindo como cortar um item, como prepará-lo em ou com uma refeição e benefícios para a saúde, e certifique-se de que todos os associados do departamento façam o mesmo.
Compartilhe esse conhecimento com os clientes, pois a educação é uma ferramenta de vendas essencial para itens especiais.
Certifique-se de que você pode responder a perguntas de clientes, como saber se um item de especialidade está maduro; quanto mais você souber, mais poderá vender.
Use as mídias sociais para divulgar e aumentar as vendas de itens especiais.
Amostra regularmente para que os clientes possam experimentar esses novos itens.
Tenha receitas em casa e informações sobre o produto disponíveis.
Implante sinalizações, anúncios e o site do supermercado para divulgar informações e obter vendas.
De acordo com a “Fresh Produce: US Retail Market Trends 2017”, do Packaged Facts, de Rockville, Maryland, o segmento de produtos especiais / exóticos foi o maior e de crescimento mais rápido no período entre 2011 e 2016. Além disso, os veganos e os clientes que buscam uma dieta saudável podem encontrar uma variedade de vantagens em produtos especializados.
EDUCAÇÃO
Para os consumidores e gerentes de produção que não estão familiarizados com o fluxo constante de novos produtos especiais, a educação é a melhor ferramenta de vendas. Esta é a primeira coisa que os fornecedores de produtos especiais mencionam quando perguntados sobre qual é a questão mais importante na especialidade / exótica hoje.
“Educar os consumidores é sempre o mais importante para nós”, observa Alex Jackson Berkley, gerente assistente de vendas da Frieda's Specialty Produce, de Los Alamitos, na Califórnia. “Por exemplo, a jaca é grande e intimidante para os compradores no início, mas com mais informações disponíveis no rótulo, na sinalização na loja e nos sites, os consumidores estão se sentindo confortáveis ??com a fruta e mais dispostos a levá-la para casa. Recentemente, ajudamos a Tops Friendly Markets a treinar seus gerentes de produção, e uma loja acabou vendendo mais de 100 caixas em uma semana! ”
Bridget Winkelman, Farmers Market e gerente de florais da Coborn’s Inc., sediada em St. Cloud, Minnesota, educa seus clientes sobre o gosto e o uso de produtos especiais de diversas maneiras.
"Alguns dos nossos principais vendedores têm sido fruta do dragão e jaca", diz ela. “Eu trouxe a fruta para tentar o verão do ano passado, e devido ao meu sucesso com eles, eu carrego os dois o ano todo. A cada semana em nosso anúncio, temos uma seção chamada "Spotlight on Variety", que apresenta um item de especialidade sazonal com uma pequena descrição sobre como ele pode ser comido ou usado. Também fazemos um item mensal "Foodie", no qual nossas lojas competem umas com as outras para aumentar as vendas em um determinado item por meio de exposição e amostragem ativa. "
As férias podem ser um bom momento para lançar itens especiais.
“Em torno do Halloween, eu coloquei todos os produtos especiais em um único monitor e chamei de Freaky Fruit, com cartões de anotações descritivos da Melissa sobre como usar essas frutas para fazer aperitivos no estilo Halloween”, observa Winkelman.
Ela cria exibições de anúncios semanais com uma pequena cesta no meio ou fora para o lado, apresentando um item especial no varejo regular para impulso extra. No nível da loja, Winkelman fornece aos seus clientes os cartões de índice com informações como nutrição, o gosto do item e, em seguida, uma ou duas maneiras que poderiam ser combinadas com outras frutas, legumes ou iogurte. A Coborn's usa a mídia social para mostrar como itens diferentes devem ser cortados, com a própria Winkelman mostrando como cortar uma jaca no YouTube.
Apesar do tie-in Coborn's Halloween, produtos especiais não devem ser assustadores, e essa é a mensagem que os fornecedores e varejistas devem transmitir aos consumidores.
"A sinalização que mostra o item de especialidade inteira e também aberta é a chave", diz Ostlund.
Mostrar o interior de itens especiais ajuda a eliminar o mistério do que os consumidores podem esperar. Degustar o item também é fundamental na educação. Por exemplo, Juan Vasquez, produtor de merchandising e especialista da Krasdale Foods na área metropolitana de Nova York, diz que ele colhe carambola e fruta do dragão para que os clientes possam provar o que estão comprando.
Enquanto a jaca e a fruta do dragão são os mais vendidos em produtos especiais nos Estados Unidos, os exóticos mais vendidos nos supermercados canadenses incluem o rambutan, o mamão havaiano e as uvas de algodão doce, segundo Inder Salwan, produzem açougueiro especializado na Saks Food Hall by Pusateri's Em Toronto. A popularidade dos itens produzidos pode ser diferente no Canadá, mas a educação continua sendo essencial na venda de novas variedades de frutas e vegetais.
Você não tem um estilo especial ou especial para o lado extra. No nível da loja, Winkelman fornece aos seus clientes o cartão de informação com informações como nutrição, o gosto do item e, em seguida, uma ou duas maneiras que são combinadas com outras frutas, leguminosas ou iogurte. A Coborn's usa a mídia social para mostrar como os itens devem ser cortados, com a própria Winkelman mostrando como cortar uma jaca no YouTube.
No entanto, no Dia das Bruxas de Coborn, os produtos especiais não são assustadores, e essa é uma mensagem que os fornecedores e os varejistas devem transmitir aos consumidores.
Os produtos vendidos nos supermercados canadenses são o mais vendido nos EUA, e o segundo mais vendido, segundo o salmão, o segundo sabado é feito na Saks Food Hall. de Em Toronto, de Pusateri. A edição dos livros é um tipo diferente de Canadá, mas a educação continua sendo essencial na nova moda de frutas e vegetais.
Os supermercados impulsionam as vendas através da educação sobre especialidades e itens exóticos.
Mostrar o interior de itens especiais para eliminar o mistério do que pode esperar. Degustar o item também é fundamental na educação. Por exemplo, Juan Vasquez, produtor de merchandising e especialista da Krasdale Foods na área metropolitana de Nova Iorque, é quem faz a carambola ea fruta do dragão para o cliente.
A produção especializada não é apenas uma moda passageira: Schueller aponta para um crescimento de vendas de dois dígitos para muitos itens, incluindo a jaca, a fruta que mais cresce e a cúrcuma, a hortaliça de crescimento mais rápido.
“Os clientes experimentam itens como pimentas shishito em um restaurante japonês e querem comê-los em casa”, observa ele. "As tendências começam no nível do chef."
“Os compradores estão procurando frutas de dragão de carne vermelha, lichia, rambutan, abacaxis e jacas por causa do sabor”, observa ela.
A venda de especialidades e produtos exóticos também pode ter um bônus inesperado.
“Uma das maiores coisas sobre carregar itens especiais não é necessariamente visível por meio de vendas, mas em serviço”, diz Winkelman da Coborn. “Uma das minhas coisas favoritas sobre carregar jaca é como ela abre conversas com nossos convidados. À medida que as pessoas passam, elas param e olham de forma estranha, o que me dá a oportunidade de contar a elas sobre isso. Isso então me leva a apresentar todas as outras variedades que temos, ou até mesmo falar sobre trazer variedade para eventos familiares ou feriados, como uma iniciação de conversação. ”
Fonte: https://progressivegrocer.com/grocers-drive-produce-sales-educating-specialty-exotic-items
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