A rede de Supermercados Serra Azul, possui 7 lojas e está há 9 anos no mercado, sendo a empresa do setor que mais cresce na região serrana do Rio. O objetivo da rede é alcançar a meta de 10 lojas em atividade até 2024. Pensando nesta expansão, o Serra Azul contratou a Bnex, que é uma empresa especialista em captar dados com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada de cada cidade desejada. O grupo Serra Azul, juntamente com a Bnex está unindo inteligência de dados para a expansão das lojas da rede.
O Objetivo dessa contratação é utilizar essas análises para ter uma maior assertividade na localização das próximas lojas e também para compreender o potencial da rede e o seu público.
A Bnex está fazendo a análise da cidade de Cordeiro, também na região serrana do Rio. Município este onde o grupo Serra Azul já está com a obra de um novo Supermercado em andamento. Estão sendo analisados dados como expansão urbana, potencial de consumo, dentre outros. A Bnex também está realizando o mesmo estudo no município de Guapimirim, na região metropolitana do Rio, onde o grupo Serra Azul pretende abrir uma unidade futuramente.
De acordo com o CEO do grupo, Romualdo Teixeira, o Serra Azul pretende fazer um alto investimento até o ano que vem.
“O grupo pretende investir até 2024, 30 milhões de reais para chegar ao objetivo de 10 lojas na região. E até 2030, somar 1 bilhão de faturamento anual", ressaltou Romualdo.
O Serra Azul está investindo em tecnologia. Em janeiro de 2022, foi lançado o Clube Azul, o CRM da rede, que superou todas as expectativas. Em apenas 1 dia, o grupo bateu a meta de 15 mil cadastros no clube; entrando na lista dos aplicativos mais baixados no Brasil naquela semana e virando case da desenvolvedora do app. Atualmente, o Clube Azul possui mais de 110 mil clientes cadastrados.
Além do CRM, tecnologias como ERP e PRICE já estão sendo implementadas e terão rápido resultado na gestão.
O Serra Azul também está fazendo outro investimento muito importante. Neste ano, foi dada a largada da Campanha de Transformação Cultural da empresa que recebeu o nome de “Gente que gosta de gente”, cujo o objetivo é o treinamento e a capacitação de todos os colaboradores. Quando o assunto é desenvolvimento dos funcionários, todo investimento é válido. O foco principal do treinamento é o fortalecimento da cultura organizacional juntamente com o atendimento ao cliente, considerando sua relevância para potencializar as vendas.
Atualmente o Serra Azul possui lojas em três municípios: Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim. Somadas, as lojas possuem mais de 9000 m² de área de venda, mais de 100 checkouts e 44% de share de mercado.Sendo mais de 3,5 milhões de clientes atendidos ao ano.
A rede está crescendo e mantendo o reconhecimento dos seus clientes. Há 5 anos consecutivos, fomos escolhidos o Supermercado preferido dos friburguenses. Apurado através do Instituto IPP, a pesquisa tem como critério alguns pontos considerados importantíssimos para chegar a esse resultado; como: atendimento, qualidade nos produtos, confiança passada pela empresa e preço oferecidos aos clientes. Com base nesses critérios foi possível apurar por grande parte dos entrevistados a preferência.
O resultado da pesquisa também garantiu ao Serra Azul o título de 1º lugar na cidade de Teresópolis, onde a loja encontra-se com dois anos de atividade, demostrando assim que o trabalho vem sendo muito bem executado na região.
Fonte: Imprensa da Rede de Supermercados Serra Azul
Comentarios