O apagão ocorrido no Brasil no dia 15 de agosto resultou em uma queda de aproximadamente 5% nas vendas do varejo no país. O blecaute afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, e teve um impacto maior nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento do varejo diminuiu 4,8% devido ao apagão, com o período afetado pela falta de energia, das 8h30 às 15h, sendo analisado e comparado com o mesmo horário em 16 de agosto de 2022, que também foi uma terça-feira. Quando o dia completo de 15 de agosto foi considerado, a queda foi de 1,9%.
As regiões mais afetadas foram o Norte e o Nordeste, com quedas significativas nas vendas. No Pará, por exemplo, houve uma diminuição de 45,3% no faturamento do varejo, enquanto no Maranhão a queda foi de 40,8%. Bahia e Ceará também experimentaram quedas nas vendas, com 29,5% e 29,3% respectivamente. Quando considerado o dia inteiro de 15 de agosto, as quedas foram mais acentuadas: 47,8% no Pará, 21,1% no Ceará, 12,9% no Maranhão e 10,6% na Bahia.
Por outro lado, no Amazonas, houve um aumento de 6,5% no faturamento durante o dia, mas uma diminuição de 3,9% durante o horário do apagão.
Nas regiões Sudeste e Sul, o impacto foi menor. Em São Paulo, as vendas diminuíram 2,8% entre 8h30 e 15h e 1,9% ao longo do dia. No Rio de Janeiro, houve uma queda de 0,5% no período de falta de energia e de 0,6% durante o dia.
Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, explicou que a diferença de desempenho entre os estados está relacionada ao tempo sem energia elétrica. Assim, as regiões do Norte e Nordeste tiveram resultados mais negativos, enquanto as vendas nos estados do Sul e Sudeste foram menos afetadas pelo apagão.
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