top of page
Banner Congresso_edited.jpg
patrocinadores 20 10 2025.jpg

Obrigado por ler este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e fale conosco em nosso canal do WhatsApp acessando aqui

A importância da escolha do ponto comercial e do planejamento na construção de supermercados modernos

Olá, pessoal! Eu sou Clóvis Polese, do CTDE – Centro de Treinamento para Supermercados – e da Expo Supermercados, Feira de Negócios, Experiências e Inovações. Este comentário é dedicado a todos os supermercadistas, independentemente do porte – pequeno, médio ou grande – e também àqueles que desejam ingressar neste setor tão promissor. O objetivo é ressaltar a importância prática de se planejar corretamente a construção ou reforma de um supermercado moderno e rentável.


Um dos primeiros pontos a considerar é a escolha do ponto comercial. Para isso, recomenda-se utilizar um mapa da cidade ou região, preferencialmente em escala 1:10.000, com fundo branco, bem legível, de forma a localizar o terreno ou imóvel. É indispensável verificar a lei de zoneamento, as características físicas do local, como tamanho, topografia, vizinhança e visibilidade, além das condições do prédio e de suas fachadas, no caso de uma construção já existente.

Livros para empreender em mercados e supermercado
Livro Construção e Montagem de Supermercado do autor Clóvis Polese

Outro fator decisivo é o sistema viário imediato, ou seja, as vias de acesso, semáforos e conversões em um raio de 200 metros em torno do imóvel. Deve-se percorrer a área para identificar e mapear todos os supermercados concorrentes em operação, dentro de um raio de aproximadamente 1.500 metros. Essa análise ajuda a definir previamente o modelo e o tamanho da loja a ser construída.


Também é essencial levantar os dados socioeconômicos e demográficos que dimensionam o potencial da área de influência, considerando população, número de domicílios, renda familiar e gastos em supermercados. Essas informações, geralmente fornecidas por órgãos como o IBGE, permitem calcular o potencial de consumo da região. Em paralelo, é necessário avaliar qualitativamente as lojas já existentes, observando itens como número de checkouts, vagas de estacionamento, variedade de produtos, atratividade e qualidade do atendimento.


Com esses dados em mãos, é possível estimar as vendas totais e identificar as lacunas de mercado não atendidas. A projeção de vendas deve levar em conta a qualidade e os atributos que a nova loja pretende implantar. Consultores especializados podem apoiar nessa análise e utilizar metodologias mais sofisticadas, como os modelos gravitacionais, que permitem simulações realistas do comportamento do consumidor em função da localização.


Essas são algumas das principais orientações práticas para o supermercadista que deseja construir ou reformar sua loja. Vale lembrar que a modernização e o planejamento detalhado são diferenciais para garantir rentabilidade, competitividade e satisfação dos clientes.


Minha sugestão para empresários que buscam investir em supermercados, o livro Construção e Montagem de Supermercado, uma obra completa em 20 capítulos que apresenta um roteiro prático para construção e reforma de supermercados modernos e rentáveis. No capítulo 15, por exemplo, estão disponíveis três projetos completos de supermercados, além de temas essenciais como gerenciamento de obra, layout, iluminação, sonorização, conforto térmico, estacionamento, utilização consciente da água e muito mais.

Finalizo agradecendo a sua atenção e reforçando que estou à disposição para colaborar com as dúvidas dos empreendedores supermercadistas pelo WhatsApp (51) 99997-2187 ou pelo site do CTDE Centro de Treinamento para Supermercados: https://www.ctde.com.br/



Comentários


FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
7 a 9 Abril 2026 - São Paulo

congresso 2026_edited.jpg
Congresso para Supermercados de Bairro
workshop 2026_edited.jpg
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page