A importância dos produtos embalados na Padaria
- Fabiano Polese
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Em um supermercado eficiente, cada detalhe conta — especialmente na padaria. E quando falamos de aumento de vendas e praticidade para o consumidor, os produtos embalados ganham destaque. Clóvis Polese, especialista em varejo e fundador da Expo Supermercados e do CTDE, destaca a importância dessa estratégia para atrair compras por impulso e valorizar ainda mais o setor.

Produtos embalados, como bolos, pães, doces e salgados, quando posicionados estrategicamente em frente aos balcões de atendimento ou nas áreas de autoatendimento, facilitam a escolha e estimulam decisões rápidas do cliente. É a chamada “compra por impulso”, que pode representar uma parcela significativa do faturamento, especialmente em horários de pico e finais de semana.

Além disso, esses produtos transmitem praticidade, higiene e segurança alimentar — atributos cada vez mais valorizados pelo consumidor moderno. Quando bem apresentados, com embalagens atrativas e etiquetas claras com validade e preço, eles se tornam verdadeiros chamarizes.
Outra sugestão de Clóvis Polese é integrar os produtos da padaria com outras categorias, como fatiados, embutidos e laticínios. Uma simples embalagem de pão de queijo, por exemplo, pode ser colocada ao lado de um requeijão ou manteiga. Essa estratégia de cross merchandising aumenta o ticket médio por cliente, oferecendo soluções completas para o café da manhã ou lanche da tarde.

Por fim, não se pode esquecer da sinalização adequada do setor. Identificar claramente onde está a padaria e confeitaria, utilizar materiais visuais atrativos e até telas digitais para divulgar promoções ou combos especiais, reforça o posicionamento da sua loja como referência em qualidade e variedade.
Investir em produtos embalados é, portanto, mais do que uma tendência — é uma necessidade estratégica. Quando bem implementada, essa prática fortalece a imagem do supermercado e proporciona conveniência e encantamento ao cliente.
Comments