top of page
Logos embaixo Videowall Anuga 2024 - v4.png

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias do setor supermercadista:

Instagram - Facebook - YouTube - Linkedin - Google News

Atacarejo x Supermercado: quem ganha a preferência dos consumidores?

Wagner Donegatti - Especialista Varejo
Wagner Donegatti - Especialista Varejo

No cenário atual do varejo nacional, a busca por ofertas e preços mais acessíveis tem se consolidado como uma prioridade para os consumidores, conforme destacado na reportagem de Leonardo Leão, do Diário do Comércio, intitulada "Lojas de atacarejo puxam o crescimento do varejo nacional".


Wagner Donegatti, consultor de varejo, aponta que o atacarejo ainda demonstra potencial de crescimento nos próximos três anos, embora antecipe uma estabilização a longo prazo. A característica marcante desse segmento é a oferta de preços mais baixos em comparação com os supermercados, abrangendo diversos públicos.


O consultor ressalta uma mudança significativa nos públicos-alvo das redes de atacado, que inicialmente visavam predominantemente as pessoas jurídicas. Atualmente, algumas dessas redes direcionam até 70% de seus esforços para conquistar clientes do varejo.



O fechamento de hipermercados é apontado como um dos principais impulsionadores do crescimento do atacarejo. Donegatti destaca que essa mudança de modelo tende a se expandir, com redes regionais adotando essa estratégia. A migração de hipermercados para o atacado e atacarejo, segundo o especialista, resulta em um aumento significativo nas vendas, sem um aumento proporcional nas despesas, favorecendo o lucro bruto das lojas.


A boa localização das unidades convertidas em atacarejo é citada como um fator crucial para o sucesso desse modelo de negócio. Donegatti enfatiza que as localizações privilegiadas, com grande público ao redor, contribuem para o aumento das vendas.


Para manter o volume de vendas, muitas redes investem em serviços adicionais, como açougue e padaria. No entanto, o consultor alerta para os riscos dessa estratégia, como o aumento das perdas e a dificuldade em contratar mão de obra qualificada, especialmente quando a unidade está distante dos grandes centros urbanos.


A leitura completa do artigo no Diário do Comércio, veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, fornece insights valiosos para empresários, executivos e profissionais liberais interessados no panorama do varejo e suas tendências: https://diariodocomercio.com.br/negocios/atacarejo-crescimento-setor-varejista-brasileiro/

FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
08 a 10 Abril 2025 - São Paulo

Venda Congresso.png
Congresso para Supermercados de Bairro
Venda Açougue.png
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page