Em maio de 2024, o Índice de Consumo em Supermercados (ICS), calculado pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou um aumento de 9,4% no valor transacionado e 6,8% no valor médio por transação, com o número de transações subindo 15% em relação ao mesmo período de 2023. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas nos supermercados cresceu 10,2%, impulsionando um aumento de 16,5% no faturamento. Este crescimento foi parcialmente atribuído ao aumento de 0,7% no custo da alimentação em casa, conforme o IPCA. Em contrapartida, o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) mostrou um declínio de 0,3% no número de transações, embora o valor pago por refeição tenha subido 11,2%, resultando em um aumento de 5,1% no valor transacionado ao longo do ano.
O comércio varejista também apresentou resultados positivos em 2024, com as vendas do setor crescendo 0,9% em abril, marcando o quarto aumento consecutivo, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE. No acumulado do ano, o setor registrou um crescimento de 4,9%, destacando-se as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que aumentaram 14,2%. No ramo de supermercados, bebidas e fumo, houve um crescimento de 1,5% em abril, enquanto móveis e eletrodomésticos registraram um aumento de 2,4%. No entanto, as vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, e de tecidos, vestuário e calçados apresentaram quedas. Rondônia, Roraima e Amapá foram os estados com maiores avanços, enquanto Maranhão, Bahia e Paraíba tiveram os piores desempenhos.
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