Pesquisa da Expo Supermercados revela os principais desafios do varejo alimentar no Brasil
- Fabiano Polese
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Os resultados da pesquisa reforçam que o futuro dos supermercados passa pela profissionalização da gestão, uso de dados para tomada de decisão, investimento em pessoas e eficiência operacional - fatores essenciais para aumentar a competitividade e garantir crescimento sustentável no setor
Uma pesquisa realizada pela Expo Supermercados, que conta com mais de 100 mil seguidores em redes sociais e canal de notícias, revelou quais são hoje os principais desafios enfrentados por profissionais que atuam no setor supermercadista no país.

Ao responderem à pergunta “Você trabalha em supermercado? Qual é o seu maior desafio hoje?”, os participantes indicaram que aumentar as vendas é a principal preocupação, concentrando 44% das respostas. O dado evidencia a pressão crescente por crescimento de faturamento em um cenário marcado por margens reduzidas, custos operacionais elevados e mudanças no comportamento do consumidor.
Outros desafios apontados incluem:
Organizar melhor a operação — 23%
Melhorar a equipe — 21%
Reduzir perdas — 13%
Segundo a organização da Expo Supermercados, os resultados refletem um momento de transição no varejo alimentar, em que os supermercadistas buscam mais eficiência operacional, profissionalização da gestão e aumento sustentável da rentabilidade.
“Os dados mostram que o supermercadista brasileiro está cada vez mais focado em vender mais, organizar melhor sua operação e qualificar suas equipes. Isso indica uma busca clara por gestão mais profissional e decisões baseadas em indicadores”, destaca Fabiano Polese, diretor da Expo Supermercados - Negócios, Experiências e Inovações.

Tendências reveladas pela pesquisa
A análise dos resultados aponta quatro grandes prioridades estratégicas para o setor:
Crescimento de vendas: necessidade de ampliar faturamento por meio de melhor mix de produtos, exposição estratégica, ações comerciais e experiência do cliente.
Eficiência operacional: demanda por processos mais organizados, controle de estoques, redução de rupturas e melhoria na produtividade da loja.
Gestão de pessoas: valorização do treinamento, engajamento e desenvolvimento de equipes como diferencial competitivo.
Redução de perdas: combate ao desperdício, quebras e furtos como forma direta de ampliar o lucro líquido.
Para a Expo Supermercados, os números confirmam uma tendência clara: o setor busca sair de um modelo operacional reativo para uma gestão estratégica orientada a resultados.
Expo Supermercados: referência nacional desde 1995
Desde 1995, a Expo Supermercados atua como um dos principais pontos de encontro entre varejistas e fornecedores do Brasil, promovendo a troca de experiências, disseminação de boas práticas e acesso a soluções inovadoras para aumentar a rentabilidade dos supermercados.
Com o propósito de gerar Negócios, Experiências e Inovações, a Expo Supermercados se consolidou como uma das maiores referências do setor e o principal canal de notícias voltado a supermercados de vizinhança e proximidade, com abrangência nacional e o maior canal de informação de Supermercadistas para Supermercadistas no YouTube: https://www.youtube.com/@exposupermercados
Além da feira de negócios, a instituição mantém um centro de conteúdo que inclui notícias, pesquisas, entrevistas, eventos, treinamentos, congressos, workshop, visitas técnicas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do varejo alimentar brasileiro.











