Por Felipe Manssur Santarosa, Head de Inteligência de Negócios I Dados e Resultados I Diretor de Inteligência I Diretor de Marketing I Palestrante.
Muitas pessoas e empresas já me perguntaram sobre qual a maneira ideal de criar uma estratégia de #pricing.
Como você já deve saber, não existe uma fórmula mágica, sendo que a visão da empresa deve imperar na construção da estratégia.
Contudo, minha experiência me ajudou a criar um plano de 5 passos para moldar a estratégia de pricing dos meus clientes. São eles:
1. Segmentação. Tenha claro quem é seu cliente, quais são os hábitos de consumo quando relacionado ao seu produto e como se dá o processo de compra.
2. Metodologia. Quais são as definições básicas da sua estratégia? Está de acordo com a visão da companhia? Adequa-se ao contexto financeiro ao qual o seu shopper potencial está inserido?
3. Parametrize! Definir os principais KPIs e fatores-chave de sucesso, ajudará na correção de rotas e na criação de vantagens comparativas versus os concorrentes.
4. Execução. Este é o ponto em que 80% das estratégias morre, pois são difíceis de serem implementadas, ou não são bem explicadas e entendidas, o que torna sua execução quase impossível na ponta operacional.
Aqui a minha dica é: Simplifique a mensagem, pois se o time não entende, o consumidor não entenderá!
5. Análise. Quais foram os resultados? Quais as oportunidades de melhoria? Como potencializar um resultado ainda não atingido? Os números e dados são os seu melhor aliado na validação de sua estratégia, portanto não tenha medo e mergulhe de cabeça no entendimento de cada variável.
Realmente, você entendeu que preço é muito mais sobre #shopper e suas preferências do que o comum "aumentar lucro", estou certo?
Exatamente por isso eu entendo que o pricing é um fator muito mais humano do que numérico, tornando-se uma das peças do quebra-cabeças chamado #experiênciadecompra.
E você, como fez para montar a sua estratégia de pricing?
Sobre Felipe Manssur Santarosa:
Varejo não é simples como parece e você já percebeu isso.
Nos últimos 10 anos, seu trabalho tem sido justamente atacar essa complexidade do varejo moderno com dados e análises focadas no processo de tomada de decisão, ampliando a assertividade e incrementando a chance de sucesso das ações tomadas.
Nesse período, Felipe chegou a atender mais de 400 clientes e alcançou a marca de mais de R$ 3 bilhões gerados, em empresas como:
- Roldão Atacadista - P&G - Ambev - Reckitt - Diageo
- Nestlé - Grupo Pão de Açúcar - Supermercados BH
- Supermercados Pague Menos - Lojas Americanas
- Supermercados Guanabara - Tenda Atacado
- Grupo Imec - ABRAS - ABAS - Beauty Fair
- Zona Sul - COOPER - Nielsen
Agora, Felipe Manssur Santarosa tem se dedicado a apresentar seus insights no Linkedin. E caso você tenha interesse em bater um papo sobre inteligência de mercado, clique aqui!
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