top of page
Banner Congresso_edited.jpg
Banner anuga_expo.png
patrocinadores 13 01 2026.jpg

Obrigado por ler este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e fale conosco em nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Solução inédita no Brasil busca tornar contínua a gestão de compliance em cibersegurança nas empresas

  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

O Enorx, plataforma brasileira de governança e compliance, reduz entre 60% e 70% o esforço operacional relacionado à gestão de controles de cibersegurança e privacidade. 

 

Com a crescente necessidade de controles de dados e cibersegurança por parte de empresas de diferentes segmentos e portes, a gestão de compliance às principais normas do setor pode se tornar uma tarefa demandante, com inúmeros processos e ferramentas diferentes. Foi notando essa demanda no dia a dia das empresas que acompanha que a Enorx, desenvolveu uma solução inédita no país, voltada a apoiar a execução contínua de normas e frameworks como ISO 27001, ISO 27701, LGPD, PCI DSS, CIS, NIST e SOC 2 — todos ligados à comprovação de melhores práticas de segurança da informação e proteção de dados no mercado brasileiro.

 

A plataforma centraliza atividades que tradicionalmente ficam dispersas em múltiplas ferramentas. O sistema permite planejar a implantação de normas e frameworls, executar e monitorar rotinas, registrar e vincular evidências, gerenciar riscos, controlar fornecedores, manter documentos versionados, treinar colaboradores e preparar auditorias em um único ambiente, com rastreabilidade e indicadores de governança. Na prática, o uso da plataforma reduz entre 60% e 70% o esforço operacional relacionado à manutenção contínua de controles de segurança e compliance, além de permitir que as empresas demonstrem maturidade e previsibilidade em seus processos de governança.

Além da abordagem multi-framework e da adaptação à realidade regulatória brasileira e à LGPD, o Enorx se diferencia por ir além da lógica tradicional de compliance como projeto pontual, posicionando-se como uma ferramenta de governança operacional contínua. O sistema atende empresas de diferentes segmentos, como portos, software, serviços, indústria, setores regulados, além de consultorias especializadas, que passam a gerenciar múltiplos clientes em um único painel, padronizar projetos e ganhar escala.

“Antes, o compliance em cibersegurança era tratado de forma reativa, concentrado em documentos e períodos pré-auditoria. Com o Enorx, ele passa a ser uma operação contínua, mensurável e gerenciada no dia a dia. As empresas passam a ter visibilidade clara sobre o que está sendo feito, por quem e em que momento, reduzem drasticamente o risco de não conformidade, diminuem a dependência de pessoas-chave e tornam auditorias e due diligences muito mais previsíveis. s”, afirma Marcos Gomes, sócio-fundador da Enorx, empresa parte do Grupo OSTEC. 

 

Como surgiu a ideia de criar esta plataforma de gestão

O desenvolvimento do Enorx começou em 2023 com o objetivo de enfrentar um problema recorrente no mercado: a dificuldade de sustentar, no dia a dia, controles de cibersegurança e privacidade que muitas vezes funcionam apenas no papel. 

“Ouvimos empresas de portes e setores diferentes, e o padrão se repetia: manter o compliance era uma tarefa árdua e tratado como um projeto pontual, concentrado no período pré-auditoria”, explica Daniel Cadorin, também fundador da Enorx. “A proposta foi transformar as ações necessárias para manter o compliance com os  frameworks e normas em rotinas executáveis, mensuráveis e auditáveis em tempo real.” 

A solução passou por diferentes estágios até chegar à versão atual. Após a criação de um MVP focado em rotinas e evidências, o Enorx começou a ser utilizado por clientes reais e validado em empresas de diferentes portes e setores. Ainda em 2023, a plataforma conquistou o primeiro lugar no programa Tubarão Startups, iniciativa apoiada pelo Sebrae/SC e pelo ecossistema de inovação catarinense. Na sequência, o projeto foi selecionado no edital Impulsiona SC, da FAPESC, recebendo um aporte de R$ 600 mil em subvenção econômica, voltado ao desenvolvimento de soluções com alto potencial tecnológico e de impacto de mercado.

 

De acordo com a empresa, o Enorx acompanha uma mudança clara no mercado brasileiro: o compliance em cibersegurança deixou de ser apenas documental e passou a ser um fator estratégico de competitividade.

 

“Isso impacta diretamente a competitividade das empresas”, afirma Cadorin. “Quando a governança está organizada, fica mais fácil responder a RFPs, passar por processos de due diligence, fechar contratos com empresas maiores, entrar em mercados regulados e vender para Europa e Estados Unidos”, conclui.

 


A Enorx é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em plataformas de governança, risco e compliance em segurança da informação e privacidade. Sua solução apoia empresas na execução contínua de normas e frameworks de referência como ISO 27001, ISO 27701, NIST, SOC 2, CIS Controls, PCI DSS e LGPD, estruturando o compliance como uma operação viva, mensurável e integrada ao negócio.

 
 
 

Comentários


FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
7 a 9 Abril 2026 - São Paulo

congresso 2026_edited.jpg
Congresso para Supermercados de Bairro
workshop 2026_edited.jpg
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page